O fabricante de bens de consumo Procter & Gamble (P&G) revelou a primeira garrafa de papel para sua marca Lenor de amaciantes, em colaboração com a empresa de garrafas de papel Paboco, e anunciou um teste-piloto na Europa Ocidental em 2022.
Este lançamento servirá para estabelecer uma estratégia de ‘tentativa e erro’ com o objetivo de expandir o uso de embalagens de papel e incorporá-las de forma mais ampla ao portfólio de marcas da P&G.
Leia também: #PrideSkill da P&G ganha apoio de grandes marcas.
A tecnologia de garrafas de papel da Paboco está passando por um rápido avanço e permite que o uso de plástico seja reduzido e substituído, enquanto diminui a pegada de carbono em comparação com as embalagens de plástico convencionais.
Com base no que foi aprendido nesta primeira versão, as futuras garrafas irão integrar a barreira no revestimento de papel para criar um recipiente sem costura, 100% biológico, que pode ser totalmente reciclado como resíduo de papel.
Esta embalagem alternativa está ganhando presença graças à iniciativa de empresas de consumo massivo, como The Coca-Cola Company, Carlsberg Group, Pernod Ricard (Absolut) ou L’Oréal, impulsionadas pela visão conjunta de criar a primeira garrafa de papel reciclável e 100% de base biológica do mundo em grande escala.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste grupo de conversores de embalagens. Este é mais um marco no caminho de inovação das categorias de Vestuário e Home Care da P&G em direção a formatos mais sustentáveis.”, destaca o vice-presidente sênior de P&D do setor global de tecidos e cuidados domésticos, Jerry Porter.
“A marca que escolhemos para o teste-piloto, Lenor, tem um histórico importante na incorporação de plástico reciclado em suas embalagens e já atinge 100% desse objetivo em suas garrafas europeias transparentes. Agora, o nosso objetivo é dar um passo além com as embalagens de base biológica, cujo futuro é muito promissor.”, acrescenta.