A Porto Seguro Bank, vertical de serviços financeiros da Porto criada em 2022, acaba de lançar o primeiro cartão de crédito feito com partes de carros de Fórmula 1, explorando a paixão dos brasileiros por corridas.
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O lançamento também é a primeira linha temática em 15 anos de cartão de crédito da empresa.
A edição especial e limitada do cartão e a campanha de lançamento são assinadas pela REF+, agências independente e integrada do Brasil.
O projeto, que tem o objetivo de lançar a vertical financeira Porto Seguro Bank, foi idealizado pelo núcleo de inovação da REF+, unindo o asset de patrocínio da Porto Seguro Bank ao Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 de 2022, o desafio de criar algo realmente diferenciado e o cartão de crédito – hero do portfólio de produtos Porto Seguro Bank.
“Queríamos fazer algo único, nunca feito antes. Ao unir todos esses pontos, surgiu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito feito com partes de carros de Fórmula 1. Parecia impossível num primeiro momento, mas todas as grandes ideias sempre precedem essa sensação. Sabíamos que estávamos no caminho certo. Então, após muitos estudos, conseguimos tirar a ideia do papel”, afirmou Ricardo Calfat, Chief Operation Officer da REF+.
O projeto envolveu um grande processo de desenvolvimento, desde a ideação e viabilização, a busca pelas peças de Fórmula 1 certificadas e autenticadas e todo processo de criação e execução da comunicação.
O filme da ação publicitária explora as sensações e a atmosfera única do automobilismo, junto ao trabalho minucioso que foi realizado para a produção dos cartões.
A exibição ocorre nos principais meios de comunicação como TV aberta e fechada, OOH, extensa cobertura em digital e a participação de influenciadores, como Rubinho Barrichello e Caio Castro.
Na opinião de Weverton Guedes, Diretor de Growth & Innovation da REF+, o papel do núcleo de inovação foi fundamental em todas as etapas de construção e execução da ação.
“Fomos-pessoalmente à Inglaterra buscar as partes dos carros de Fórmula 1 que foram utilizados em cada cartão. Mais do que garantir o alinhamento entre campanha e patrocínio, o projeto mostra como uma agência em sinergia com os objetivos de negócio do cliente é capaz de atuar na ideação de um produto, com certeza fomos muito além da comunicação”, detalha Weverton.
“Quando vimos a ideia pela primeira vez sabíamos que era isso que precisávamos fazer. Colocamos todos os nossos esforços para criar uma realidade fantástica em torno do cartão de crédito e permitir que nossos clientes levem um pedaço autêntico de um carro de Fórmula 1 no bolso”, comentou Luiz Arruda, VP de Marketing, Clientes e Dados da Porto, destacando a longa história de inovação da marca e como a ação reitera esse compromisso.
Além de serem fabricados com partes de carros de Fórmula 1, os cartões oferecem os benefícios exclusivos da Porto Seguro Bank, como a tag de estacionamento sem mensalidade, desconto para abastecimentos pelo app Shell Box, venda de ingressos para a arquibancada exclusiva do GP São Paulo 2022 e pré-venda para as edições de 2023 e 2024, além de preços especiais e pré-venda de ingressos para vários shows e espetáculos.
Os desafios da jornada de criação do cartão são destaque de um documentário que pode ser conferido aqui.