Para ajudar os brasileiros a suprirem a necessidade diária de ingestão de fibras, investidores brasileiros desenvolveram a Pura Fibra, uma opção inédita no mundo que é a linha de produtos produzidos com nutrientes que contribuem para fortalecimento do sistema imunológico e digestivo de seus consumidores.
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Os produtos são águas e chás funcionais nos sabores limão, pêssego, tangerina, morango, lichia e pitaya, com 6g de fibras prebióticas, que estimulam o bom funcionamento do sistema digestivo, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhoram a absorção de nutrientes e minerais. Além disso, os produtos promovem a sensação de saciedade e são totalmente veganos.
Apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o consumo diário de 25g a 30g de fibra, mais da metade dos brasileiros tem dificuldade em atingir esse número. O baixo consumo de fibras por sua vez traz diversos impactos na saúde e no dia a dia das pessoas.
Em-cada garrafa de 400 ml, a quantidade de 6 g de fibras diluídas na bebida representa 24% da necessidade diária, o que corresponde a cerca de ¼ do total recomendado pela OMS. Para colocar em perspectiva, esse valor equivale a 14 folhas de alface, 22 ameixas ou 5 colheres de aveia. E, no caso do Pura Fibra, esse consumo vem com apenas 6 calorias e na proporção ideal de hidratação necessária para o bom funcionamento das fibras.
Outro destaque da linha Pura Fibra é que as bebidas são enriquecidas com vitaminas do complexo B, sem adição de açúcares, nem gorduras, e podem ser armazenadas e consumidas em temperatura ambiente.
Por ser uma bebida funcional pode ser consumida por todos, incluindo intolerantes à lactose e ao glúten. De acordo com relatos de seus consumidores, os benefícios para a saúde, como o equilíbrio da flora intestinal, a melhora da disposição e do humor, a hidratação e o fortalecimento da imunidade, começaram a ser sentidos logo nos primeiros dias de consumo.
Além dos efeitos a curto prazo, um estudo recente apresentado pela revista britânica The Lancet aponta que uma dieta rica em fibras é associada a uma redução média de 22% no risco de infartos, 16% no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e câncer colorretal, além da redução de 30% no risco de morte por doenças coronárias.
A linha de produtos Pura Fibra é pioneira no mercado nacional e internacional, com patente brasileira, fruto de dez anos de pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Alemanha por um brasileiro que, devido a hábitos alimentares carentes em fibras, foi submetido a uma cirurgia de reconstrução de todo aparelho digestivo. Após o procedimento, a recomendação médica foi nada menos que o consumo diário de fibras.
Lançada em 2020, em seu primeiro ano a empresa faturou mais de R$ 1 milhão, expandindo suas operações aos Estados Unidos, onde já está disponível em diversas redes, incluindo Walmart e Sprouts. No Brasil, os produtos podem ser encontrados para venda no site da Pura Fibra e em diversas redes de supermercados, como Pão de Açúcar, Oba, St. Marchet, Rede Zaffari, Casa Santa Luzia, entre outros.