Essa-mudança pode acontecer por diferentes motivos, sendo recomendado contar com a expertise de profissionais capacitados.
Afinal, mesmo em uma atualização, é necessário que a sua essência não se perca, e, para saber quando atualizar a marca da empresa, aponto as principais as razões:
– Reformulação e mudanças na empresa
– Modernização do negócio
– Crescimento da empresa
– Ampliação da área de atuação
– Reputação negativa
– Aquisição por outra empresa
Reformulação-e mudanças na empresa
A marca pode ser atualizada quando a empresa passa por reformulações ou mudanças. Pode ser devido a um novo posicionamento de negócio dentro do seu segmento de mercado ou por uma mudança de comportamento dos seus clientes.
A modificação pode estar relacionada ainda à necessidade de se adaptar às novas demandas do público-alvo em potencial. O mesmo acontece se a diretoria for renovada e se o produto ou serviço oferecido for reformulado.
A questão é que as mudanças dentro de um empreendimento com o passar dos anos são bastante comuns. Aliás, em certos momentos, são obrigatórias se a empresa deseja se manter no seu ramo de atuação.
Por isso, nada mais normal do que atualizar o logotipo para refletir mudanças importantes na empresa.
Modernização do negócio
Outra razão para atualizar a marca da empresa é quando ela estiver passando por um processo de modernização. Pode ser relativo ao uso de novas tecnologias ou à adoção de novos processos de produção, já que empresas que apostam na inovação têm chances maiores de manter a competitividade no mercado, é importante modernizá-la quando houver necessidade. E o mesmo acontece com a marca empresarial.
Mas é preciso ter cuidado para que ela continue sendo reconhecida pelo público. Dessa forma, a atualização não deve passar por uma mudança drástica da identidade visual, já que a sua essência deve permanecer.
Crescimento da empresa
Esta é mais uma ocasião que pode valer a pena investir em logotipo atualizado. Afinal, os marcos importantes devem ser registrados e uma atualização da marca é o jeito certo de fazer isso.
O crescimento do empreendimento pode se dar devido ao desenvolvimento de novas linhas de produtos ou pela aquisição de novas unidades de negócios.
A pequena ou média empresa pode até mesmo se mudar para um espaço mais amplo. Em geral, esse crescimento é acompanhado por outras novidades e seu novo logotipo deve refletir essas conquistas.
Ampliação da área de atuação
A ampliação da área de atuação de uma empresa, quando ela começa a atender novos mercados, se instalando em outras cidades, estados ou mesmo fora do país é um momento de extrema importância.
Além de se tratar do crescimento da empresa, envolve a conquista de novos públicos. E para que a identidade visual esteja em sintonia com essas mudanças uma atualização pode ser necessária.
Afinal, o público da empresa passa a ser mais amplo, englobando outras culturas e hábitos. Assim, o logotipo deve refletir essa atuação do mercado com cara nova.
Reputação negativa
Nenhuma empresa deseja ter uma reputação negativa, mas por uma série de razões é possível que isso acometa pequenos e médios negócios.
Nesse caso, uma solução para minimizar e até mesmo eliminar os efeitos colaterais é mudar o logotipo. Claro que é fundamental que os motivos que levaram à empresa a ganhar a má fama devem ser resolvidos. Até porque somente alterar a sua identidade visual não é o suficiente.
Por outro lado, mesmo resolvendo o problema, manter a marca pode dificultar ao público a percepção de que os problemas foram sanados. Então, aliar as boas práticas a uma atualização de marca pode ser o melhor para renovar o seu negócio.
Aquisição por outra empresa
Quando uma empresa é comprada por outra ou há uma fusão entre empresas, pode também ser a hora certa de atualizar a identidade visual do negócio.
Compras e fusões podem refletir muito ou pouco nas operações em si. De todo o modo, é uma forma transparente de mostrar para o público as mudanças pelas quais o negócio está passando.
Pequenas e médias empresas são muito mais bem vistas quando se comunicam abertamente com seus clientes.
Uma logomarca atualizada tem o poder de transmitir essa e muitas outras informações de maneira adequada para o público consumidor.
Foto: Alphaspirit/Deposit Photos.