O Rio de Janeiro foi o local escolhido pela Renner para apresentar ao público a primeira loja circular do varejo brasileiro.
Para esta iniciativa pioneira, a marca desenvolveu um novo modelo de infraestrutura física baseado na omnicanalidade e na economia circular, conceito que associa o desenvolvimento ao melhor uso de recursos, priorizando insumos mais duráveis e renováveis.
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A loja inaugurada em 30 de outubro fica no Shopping Rio Sul e foi totalmente reformada, consolidando a estratégia de sustentabilidade executada nos últimos anos pela maior varejista de moda omni do país.
“Assumimos o desafio de desenvolver no Brasil um projeto de loja até então inexistente no mercado e que mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro. A novidade está totalmente alinhada com a nossa sólida jornada ESG, que traz a moda responsável no topo desta equação.”, explica o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.
De acordo com a diretora de Operações, Fabiana Taccola, o objetivo é se tornar referência em circularidade no varejo: “O novo espaço vai potencializar a experiência do consumidor com iniciativas inovadoras, digitais e mais sustentáveis, pilares que norteiam o desenvolvimento do nosso negócio.”, ela conta.
Impacto ambiental reduzido
Da concepção até a operação, a nova loja do Rio Sul foi desenhada considerando premissas de circularidade para diminuir ao máximo seu impacto ambiental, por intermédio da redução de consumo de matérias-primas na reforma.
Só em aço estrutural, por exemplo, a Renner deixou de usar 8,5 toneladas. Foram priorizados materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis.
A meta era reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra, mas o desafio foi superado, já que 97% desses resíduos não foram destinados a aterros, sendo que grande parte foi reciclada e serviu de insumo em outra cadeia produtiva.
É como se a Renner plantasse 3 mil árvores no Parque Nacional da Tijuca e as mantivesse por duas décadas. Com isso, o espaço deve alcançar uma redução de 24% no seu potencial de aquecimento global.
A unidade ainda tem pegada hídrica reduzida. No dia a dia da loja, o consumo de água será cerca de 56% menor em comparação a empreendimentos com padrões construtivos tradicionais. Isso vai gerar uma economia de mais de 420 mil litros ao ano, o que equivale ao consumo de sete pessoas neste período.
Para conscientizar sobre sustentabilidade, haverá painéis de LED e placas explicativas distribuídas pelo local, com QR codes que guiam os clientes dentro do universo de moda responsável da Renner.
Na loja, os consumidores também podem saber mais sobre as matérias-primas dos produtos, os processos produtivos e a história das coleções. Até mesmo quem está fora do RJ tem oportunidade de conhecer tudo por meio de um tour virtual, que vai mostrar os diferenciais do local.
A unidade abriga o primeiro Espaço Re, ambiente exclusivo dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca. O local conta com uma seleção de peças com o Selo Re, que geram menor impacto ambiental em sua produção, e um coletor do Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo da Renner que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso.
Outro destaque é um espaço do Repassa, plataforma de revenda de vestuário, calçados e acessórios, que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A., reforçando a sua estratégia de circularidade.