Após comercializar mais de três milhões de peças feitas com matérias-primas menos impactantes ao meio ambiente, a Renner lançou no dia 23 de maio, uma coleção de jeans reciclado, como parte do empenho para construir uma moda responsável.
As peças são desenvolvidas a partir de um processo colaborativo com seus fornecedores, dentro do conceito de fechamento de ciclo da economia circular.
A essência do projeto é o reaproveitamento de resíduos gerados pela cadeia de fornecimento da Renner: as sobras têxteis de jeans são desfibradas, dão origem a um novo tecido e então voltam para o processo produtivo do fornecedor inicial, que usa a matéria-prima reciclada para confeccionar as roupas para a varejista.
A coleção, que leva o nome de "Re Jeans", é composta por diferentes peças femininas, entre calças, shorts, blusas e vestidos. Os produtos podem ser adquiridos em 85 lojas selecionadas (no Brasil e no Uruguai) e no e-commerce.
"Esta é mais uma iniciativa da Renner para incentivar o consumo de roupas que tenham apelo de moda, qualidade e sejam produzidas com componentes menos impactantes ao meio ambiente. Estamos engajados em avançar cada vez mais neste propósito", afirma o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló.
Além de ser um projeto inovador no varejo de moda, o lançamento do jeans feito em um processo de economia circular marca a criação do selo Re – Moda Responsável, que simboliza o jeito de a Lojas Renner pensar e praticar a sustentabilidade – e, nesse sentido, passa a assinar todas as ações voltadas para este tema. Esta coleção é a primeira a trazer o selo Re.
Consistência
Hoje a Renner trabalha com diversos componentes e processos menos impactantes ao meio ambiente. Em 2017, foram produzidas para a varejista mais de três milhões de peças femininas, masculinas e infantis confeccionadas com matérias-primas de menor impacto, entre elas o fio reciclado, criado a partir de material têxtil e/ou plástico (PET); o liocel, fibra de origem renovável extraída da fibra de madeira; e o algodão certificado. Para 2018, a previsão é de que esse número chegue a 10 milhões.
Também em 2017, as cortinas de provadores e as sacolas que auxiliam os clientes durante a sua experiência de compra nas lojas da Renner passaram a ser substituídas por modelos fabricados com fio reciclado, movimento que terá continuidade este ano.