A empresa de robótica de serviço Promobot foi um dos destaques da CES 2019, a maior feira de eletrônica de consumo do mundo em Las Vegas, EUA.
A principal novidade apresentada foram os casos de usos prontos que a Promobot consegue oferecer, adaptados localmente (em idioma e outras especificidades) por meio de seus parceiros no mundo todo.
Leia também: Robô-rebelde 'morre' após ser atropelado por carro autônomo.
Confira as últimas novidades do varejo aqui.
Um “caso de uso” é uma combinação de scripts de interações com funções padronizadas e operações básicas, como leitura automática de documentos de identificação pessoal (facilitando o registro de participantes em eventos, por exemplo), leitura de códigos de barra ou QR, emissão de crachás, realização de pagamentos, dentre outros.
Isto significa que empresas interessadas em implementar a tecnologia robótica no atendimento físico de clientes em grandes quantidades poderão adquirir soluções já prontas, sem precisar criar o seu caso de uso do zero.
Outras novidades apresentadas na CES 2019 pela Promobot foram o Motion Studio, software para criação de sequências de movimentos e danças customizados, e o “Roboemotion” – sistema de reconhecimento de emoções embarcado no robô que permite ajustar a comunicação de acordo com o humor das pessoas, e assim aumentar a qualidade e o sucesso de interação com o usuário final.
A startup Umbô é a parceira oficial da Promobot no Brasil e trabalhou com a equipe da startup russa na CES 2019.
No Brasil, a Umbô já adaptou para o mercado local os casos de recepcionista e promotor. Os casos de uso concierge, consultor, stand educacional e especialista em experiência e satisfação dos clientes têm previsão de estarem disponíveis para o mercado brasileiro ainda em 2019.
Esta foi a segunda vez que a Promobot participou da CES 2019. O grande sucesso da edição anterior, em 2018, foi o lançamento do modelo V4. No decorrer da feira, o aplicativo Snapchat demonstrou que o estande da Promobot tinha a maior concentração de visitantes do hall Smart Cities.
Na edição deste ano o robô Promobot V4 também foi assunto quente nas redes sociais, e não apenas por sua evolução, mas por conta de um acidente inusitado: um dos sete robôs presentes no evento foi o primeiro robô-humanóide a ser atropelado por um carro autônomo (um Tesla Model S) no estacionamento do local.
Saiba mais aqui.