Negócio de US$ 438 milhões garante à multinacional britânica mais verba de marketing para trabalhar em marcas premium.
A Diageo, maior destilaria do mundo, vendeu 19 marcas à americana Sazerac Co. A negociação valeu US$ 550 milhões, ou US$ 438 milhões depois de taxas e custos de aquisição, foi recebida com uma leve alta de 0,8% na Bolsa de Londres, e, segundo a Diageo, pode oferecer um ganho de receita de até US$ 141 milhões.
“É apenas mais um exemplo do que estamos fazendo para direcionar crescimento eficiente enquanto focamos em segmentos premium e acima.”, disse Kathy Mikells, chief financial officer da Diageo, em coletiva à imprensa.
Segundo Kathy, o investimento de marketing para apoiar o portfólio de suas marcas era limitado, mas as receitas agora poderão ser aplicadas às bebidas mais lucrativas.
A multinacional britânica é dona de marcas como Johnnie Walker e tem concentrado força em marcas de ponta nos Estados Unidos, como Buchanan’s, Bell’s, White Horse (uísque), Casamigos, Donjulio (tequila), Gordon’s, Tanqueray (gim), Buleit, I. W. Harper (bourbon), Baileys, Godiva (licores), Ciroc, Ketel One (vodcas) e possui 37% da Moët Hennessy, que produz Moët & Chandon e Veuve Clicquot, entre outras marcas de vinícolas.
Entre as marcas vendidas à Sazerac estão Seagram’s VO, Yukon Jack (uísque), Myer’s (rum), Romana Sambuca (licor), Popov (vodca) e Goldschlager (schnapps).
A empresa americana é dona de marcas como Corazón (tequila) Legacy (uísque), Buffalo Trace, Van Winkle (bourbon) e Bentley’s (rum), mas muitas delas vinham tendo dificuldade no mercado de massa, principalmente para importação, uma vez que consumidores de países em desenvolvimento bebem menos álcool, na média, e cada vez procuram marcas menos caras.