A minha visão sobre nosso mercado, bem como a forma de entender meu papel como profissional dentro dele, se transforma com certa regularidade. Acho justo, já que o mundo em que vivemos está em constante mudança. Com isso, pensar de um jeito hoje e de outra forma no próximo ano, me parece coerente. Às vezes, significa apenas uma atualização de pensamento para o novo cenário.
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Nos últimos meses, muitas crenças minhas foram se transformando devido, principalmente, ao que passei a viver dentro da minha própria empresa/agência (nunca saberei exatamente o que somos). Percebi, após viver várias situações interessantes, o quanto a maior missão de uma empresa é atender bem o cliente. Em outras palavras: ATENDIMENTO. Essa é a palavra.
O foco das minhas empresas e da minha carreira sempre foi o de entregar planejamentos extremamente amarrados, detalhados e com explicações para cada atitude a tomar ou chamada a realizar. Foco em entender a personalidade da marca, a mente do consumidor e do shopper em cada canal, sua jornada de compra e seu drive nos pontos de venda.
Nada poderia faltar, afinal, nosso diferencial tinha que ser a estratégia. Até uma área de pesquisa montamos para levantar dados usados em campanhas e posicionamento de marcas. É meu xodó e orgulho, aliás.
Claro que valorizo nosso time de criação e sei da sua importância. Ideias são as grandes estrelas dos projetos e o que realmente encanta os clientes: o da empresa contratante, e o dos produtos ou serviços destas empresas. Porém, por mais que valorize tanto o planejamento e a criação, cada dia que passa percebo que somos todos ATENDIMENTO.
Assim como muitos pregam que todos seus funcionários são criativos, das duplas de criação a qualquer outro profissional, seja da área que for, passo a entender que todos devem ser, antes de tudo, atendimento. Todos devem atender ao cliente. Atender não significa se relacionar com ele, mas saber que está ali para entregar o melhor, no melhor prazo, e que efetive os melhores resultados. Atender, mesmo. Acredito tanto nisso que, de brincadeira (mas levando a sério), colocarei um quadro na empresa que dirá “Atendemos bem, para atender sempre”, numa analogia a “Servimos bem, para servir sempre”.
Um amigo disse, semanas atrás, que liga diariamente a todos os seus clientes. Liga pra apresentar novidades, dar ideias ou o escutar. Disse que muitas vezes a ligação não dá em nada, mas cumpre sua função: estar presente oferecendo alguma solução a ele, mostrando que está pensando em seu negócio.
Hoje, nossos clientes que mais demandam não são os que entregamos melhores planos ou criações. São aqueles que atendemos melhor, mesmo sem entregar uma big idea toda semana. É aquele que, diariamente, por conta da nossa proximidade, marcamos pequenos gols.