O Dia dos Namorados origina-se de uma festa pagã mais conhecida como Lupercalia, a festa da fertilidade. Na maioria dos países a data é comemorada no dia 14, já no Brasil, é comemorado em 12 de junho.
Posteriormente, a Igreja Católica adotou a celebração, em 1969, por decisão do Concílio Vaticano II. Mas longe do plano religioso, o Dia do Amor e da Amizade é uma das descobertas do marketing comercial para conquistar o consumidor, impulsionar as vendas e superar a ladeira de janeiro.
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Dados do Google indicam que em 2020 as buscas relacionadas a esta data ultrapassaram 120 milhões.
Embora o pico de consultas relacionadas ao Dia dos Namorados ocorra nos dias anteriores ao dia 14 de fevereiro, o interesse dos usuários pode ser apreciado a partir do mês de dezembro.
Este prelúdio marca o comportamento dos clientes no sentido de satisfazer as suas necessidades não só por meio dos produtos e serviços mais adequados, mas também por intermédio de uma comunicação eficaz.
O Dia dos Namorados é um fenômeno cada vez mais on-line. As pesquisas na web relacionadas ao termo aumentaram 32% em 2020 em comparação com 2019. Especificamente, 74,4% dessas consultas foram feitas de telefones celulares, relegando o computador desktop (21%) para uma segunda posição e os tablets para o terceiro lugar (3,6%) .
Embora, como já mencionamos, as consultas comecem a ser realizadas com dois meses de antecedência, mais de 64% das buscas concentram-se nos dias anteriores a uma data tão importante.
Quais são as tendências de consumo do Dia dos Namorados em 2021?
A rede social visual Pinterest, com mais de 440 milhões de usuários, por meio de seus insights identificou que o consumidor médio desta data pretende comemorar, mas está mudando o encontro romântico de sempre por “ideias para namorar em casa”, pesquisas que dispararam, especialmente no consumidor da Geração Z (nascido entre 1995-2000), para o qual dobraram.
Esses insights do Pinterest são uma forma única de as equipes de marketing capturarem melhor os comportamentos dos consumidores e alcançá-los de maneiras inspiradoras quando estiverem prestes a tomar decisões de compra.
Na verdade, 9 em cada 10 pessoas no Pinterest o usam para tomar decisões de compra, e as marcas estão lá para transformar suas ideias em realidade.
Decoração de casa
As marcas podem ajudar os usuários do Pinterest a planejar um encontro criativo em casa. Empresas de flores e festas podem inspirar as pessoas a decorar sua própria “sala romântica surpresa” (essas pesquisas aumentaram 36 vezes) criando pins de produtos com diferentes itens, como balões, pétalas de flores ou guirlandas.
As marcas de decoração para casa podem dar dicas para organizar um “dia de piquenique em casa” (essas pesquisas foram duplicadas) ou uma “noite de cinema em casa” (também foram duplicadas) para mostrar todos os equipamentos necessários, como cobertores, travesseiros para o sofá e o chão , copos e pratos.
Comida
Comidas e bebidas com o tema do Dia dos Namorados são sempre populares, mas este ano, a culinária está sendo uma das favoritas, as pesquisas por “bolos do Dia dos Namorados” aumentaram mais de 8 vezes.
Empresas de alimentos e bebidas podem dar ideias para empreendimentos de pastelaria criando divertidos vídeos de receitas do Dia dos Namorados, especialmente com morangos, que são um dos ingredientes mais procurados para este dia (“ideias com frutas para o Dia dos Namorados” cresceram 30 vezes mais).
Beleza
As marcas de beleza têm a oportunidade de orientar as consumidoras a encontrar o look de unha perfeito e maquiagem para o Dia dos Namorados.
Os usuários pesquisam especialmente por “designs de unhas dos namorados”.
Essas pesquisas aumentaram 15 vezes, o que dá às marcas a oportunidade de compartilhar produtos e ideias para designs divertidos de Nail Art.
Presentes
Este ano, as joias continuam sendo uma escolha popular, especialmente “colar de pérolas pretas” e “design de colar de pérolas”, cujas pesquisas aumentaram 84 vezes e 106 vezes, respectivamente, no Pinterest.
As joalherias podem criar facilmente pins de produtos que mencionam preço e disponibilidade, duas informações importantes para informar uma decisão de compra.
No Dia dos Namorados, eles podem promover especificamente seus itens de pérolas para alcançar usuários que estão procurando por esses produtos, mas ainda estão indecisos.