Apesar do retorno sem restrições das atividades presenciais, a Black Friday de 2021 foi marcada pelo aumento das vendas digitais. Apenas em 26 de novembro foram mais de 4 bilhões de reais lucrados pelo e-commerce – um crescimento de 4,5% em comparação ao ano anterior.
É essa a conclusão do Relatório Black Friday, elaborado pelas unidades de negócios do Grupo Locaweb All iN | Social Miner, Vindi, Delivery Direto e Octadesk, em colaboração com a Bornlogic e Neotrust, em que foi feita uma análise do comportamento de suas bases entre 30 de outubro e 26 de novembro de 2021, além da determinação de um comparativo com os resultados obtidos no mesmo período de 2020.
Ainda de acordo com o material, os picos de novos cadastros representaram mais de 7,5% no dia, sendo que os leads da Black Friday são quentes e têm uma maior possibilidade de receber e interagir com conteúdo e ofertas, sendo conquistados não apenas no dia mas por todo o período de campanhas.
O-estudo também obteve dados que mostram que 4,4% dos consumidores realizaram suas compras nas mesmas lojas do ano passado, o que reforça a necessidade da fidelização dos clientes. Mais um dado positivo é em relação ao ticket médio das compras, que foi de 774 reais na sexta-feira, um crescimento de 7% em comparação a 2020 e de 15,6% em comparação a 2019, o que mostra uma alta do comércio até mesmo em comparação à Black Friday anterior à pandemia.
Em relação às vendas, a categoria com maior número foi Moda e Acessórios, com 35,4%, seguida por Beleza (27,5%) e Alimentos e supermercados (14,4%). Focando agora em regiões, o Sudeste foi responsável por 65% dos pedidos, um aumento de 7% em relação a 2020. A região Sul cresceu 22%, e responde por 22% do mercado. As outras regiões registraram queda, e somaram juntas cerca de 13% das vendas na Black Friday. O Nordeste, por exemplo, teve uma redução de 50% nas vendas este ano em comparação a 2020.
Veja o relatório completo aqui .