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Vigor lança queijos artesanais em colaboração com produtores regionais

Com o objetivo de oferecer uma maior visibilidade aos queijos regionais, a marca lança a linha Artesanais do Brasil e vai realizar ativações especiais de harmonização nos pontos de venda.


A Vigor acaba de lançar a nova linha Artesanais do Brasil, composta por queijos 100% artesanais, feitos por produtores locais.

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O movimento mostra que a empresa está atenta ao comportamento e às necessidades de seus consumidores. Uma das grandes marcas no setor de queijos especiais e líder em parmesão ralado, desta vez a Vigor quer estimular o consumo dos artesanais no Brasil, ampliando a distribuição desses produtos no mercado nacional, em colaboração com esses produtores.

O-sabor do queijo artesanal é marcante e pode variar conforme a região em que é fabricado, o tempo de maturação e o processo utilizado na sua produção, além de serem versáteis , uma vez que podem ser consumidos puros, derretidos em lanches, acompanhados de doces e compotas, ou até mesmo ralados.

Graças a todas essas características, os queijos artesanais vêm conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa feita pela Mintel, em 2020 o queijo regional tinha sido duas vezes mais consumido que os queijos especiais tipo internacional, como brie e gouda.

O sabor único do produto também foi percebido, pois 48% dos entrevistados destacaram o sabor do queijo artesanal, sendo esse o atributo mais reconhecido.

Sendo um produto com distribuição predominantemente regional, a marca viu a chance de somar forças e firmar parcerias com produtores mineiros, para aumentar a penetração dessa iguaria nos lares brasileiros.

Na Vigor, a unidade de negócios de Queijos mostrou um crescimento em valor acima de 40% nos últimos três anos, o que é uma prova da força da empresa no segmento, além de confirmar o compromisso da Vigor de transformar o mercado de queijos especiais no Brasil, que vem crescendo e ainda tem grande espaço para expansão.

Para o lançamento da linha, a Vigor escolheu o Queijo Minas Artesanal, que, além de ser típico de Minas Gerais, estado com a maior tradição em produção e consumo de queijos no país, é conhecido pelo seu sabor diferenciado, capaz de trazer um sentimento de conforto, aconchego e memórias prazerosas aos consumidores. 

A linha Artesanais do Brasil conta com duas versões especiais, o Queijo Minas Artesanal Cerrado e o Queijo Minas Artesanal Campo das Vertentes, ambos produzidos em microrregiões de Minas Gerais, a partir de processos cuidadosamente artesanais.

As embalagens dos produtos trazem em primeiro plano o nome de cada região, informações extras sobre os produtores e um selo exclusivo com o nome da fazenda onde o queijo foi produzido.

Na opinião de Eudes Braga, um dos produtores, a iniciativa vai agregar no seu negócio.

“Além do benefício de termos o nome do Cerrado estampado nos produtos, a expansão da distribuição do queijo artesanal pelo território nacional possibilita um aumento significativo em nossa produção. Isso pode gerar mais empregos e fidelizar as pessoas que trabalham nessa região, incentivando que o homem do campo fique no campo”, afirma.

Ele também fala sobre a parceria e o significado do projeto do ponto de vista do consumidor.

“Nossa parceria com a Vigor é, sem dúvidas, um encontro. Nossa fazenda já estava preparada para atender as exigências e regulamentos necessários e a Vigor estava buscando formas de levar o nosso queijo a mais consumidores. Agora, eles vão ter acesso ao queijo artesanal de forma mais facilitada, contando com o nome de uma grande empresa atrelado a tudo isso. Estamos muito felizes e empolgados com a oportunidade e todos os benefícios que ela vai trazer”, acrescentou.

A Vigor foi atrás de consultores especialistas, renomados e inseridos no mercado de artesanais, para fazerem essa conexão entre a marca e produtores, e ajudarem em todo o processo de implementação do produto, que teve todas as suas etapas construídas de modo detalhado a várias mãos.

“Cada vez mais, vemos consumidores interessados em experimentar novos tipos de queijos, além de buscarem produtos fabricados manualmente. Assim que percebemos esse cenário, procuramos esses produtores para que, em conjunto, pudéssemos facilitar o acesso à experiência única que é consumir um verdadeiro queijo mineiro artesanal feito pelas mãos daqueles que sabem produzir essa iguaria como ninguém”, declarou Eduardo Jakus, Diretor de Marketing da Vigor.

Um cuidado importante que a marca trouxe para o lançamento foi a possibilidade de rastreabilidade e conhecimento da origem do produto por parte dos brasileiros.

“Da forma como será comercializado, o consumidor vai poder saber de onde o produto vem e quem é o responsável pela fabricação”, revela Marcondes Moura, da Fazenda Fortaleza, também envolvida na iniciativa.

Ele destaca também a relevância do crescimento das vendas no Brasil.

“A oportunidade de termos nossos produtos chegando a novos territórios é uma possibilidade de fazer com que outros consumidores conheçam o sabor marcante do verdadeiro queijo artesanal mineiro. Temos total confiança nesse projeto e vemos muitos benefícios na parceria”, conclui.

Uma etapa essencial do projeto é que os fabricantes passaram por uma análise de qualidade rigorosa, que incluiu avaliações do processo de produção, da qualidade do produto e do sabor final.