Instalado no Shopping VillaLobos, espaço de 167m² segue o conceito de inovação sustentável e atende mais de 80 pontos nas nove categorias exigidas para a certificação internacional.
A Vivo inaugurou na sexta-feira (11), no Shopping VillaLobos, na Capital paulista, sua primeira loja nos padrões Leed – Leadership in Energy and Environmental Design, e torna-se a primeira operadora no país a seguir os padrões internacionais da certificação em ponto de venda.
Confira as últimas novidades do varejo aqui.
Leia também: Vivo destaca a versatilidade da Aura.
Desenvolvida pela organização americana U.S. Green Building Council, o selo é hoje um dos principais reconhecimentos para empresas e projetos de construção civil do mundo. Totalmente concebido no conceito de inovação sustentável, o espaço de 167m² atende a mais de 80 pontos nas nove categorias da certificação ambiental internacional com o objetivo de atingir o selo Platinum.
“A sustentabilidade faz parte da estratégia de lojas da Vivo, que busca transformar pontos de venda em pontos de experiência, oferecendo espaços cada vez mais relevantes para os consumidores e a sociedade.", revela o diretor de Canais da Vivo, Fernando Rheingantz.
A experiência sustentável vai desde a redução do consumo de energia, sua compra a partir de fontes renováveis e o uso de mobiliário com certificação ambiental, até a não utilização de papel e copos plásticos. “Até o final de outubro, nenhuma das lojas da Vivo utilizará mais copos plásticos.”, completa Rheingantz.
Do ponto de vista de energia, a previsão é que a redução do consumo ultrapasse 28% quando comparado com uma loja tradicional. Para isso, foram instalados sistema de automação para controle da iluminação, calibrado para garantir economia e segurança, e equipamentos de ar- condicionado com consumo reduzido de água gelada.
A loja também conta com equipamento de recuperação de energia do ar-condicionado. Há sensores de presença e de desligamento automático da iluminação. A geração de energia também é 100% renovável por meio de sistema fotovoltaico e da contratação de energia verde no mercado livre incentivado.
O ponto de venda também faz uso de um sistema de recuperação de energia que requer menos intensidade do equipamento de ar-condicionado e contribui para a redução do consumo de água. A renovação do ar é feita por meio de filtragem fina, possibilitando a retenção de partículas e poluentes. A taxa de renovação do ar é 30% maior que a exigida por normas internacionais, fornecendo maior capacidade de diluição dos poluentes.
Todo o mobiliário da nova loja utiliza madeira certificada FSC, que atesta o manejo correto e adequado às normas ambientais. Tintas, selantes e colas usadas na loja possuem baixo ou nenhum índice de Componentes Voláteis Orgânicos (COV) em sua composição reduzindo o cheiro e impactos causados por estes compostos.
“A busca pela certificação Leed, selo Platinum, faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa e tem como objetivo aumentar as ações sustentáveis no manual dos pontos de experiência replicando esta iniciativa, o que demonstra a busca da Vivo por um crescimento sustentável.”, Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo.