Em evento para imprensa na terça (18), a Volvo Cars anunciou que vai descontinuar a venda de veículos movidos à combustão no Brasil, em um movimento voltado para a eletrificação da área.
Com isso, a marca se torna a primeira a comercializar apenas carros elétricos e híbridos no país, além do segundo território onde a fabricante aboliu o segmento tradicional – a Volvo já aplica essa política na Noruega.
As últimas novidades do varejo. Confira aqui.
Leia também: Volvo incentiva a segurança doando US$ 2 milhões em carros.
No anúncio, a companhia também declara que detém 40% da venda de veículos eletrificados no país e que a decisão veio dos resultados positivos acumulados desde o lançamento em 2018 do XC90 Plug-in Hybrid, seu primeiro modelo híbrido comercializado no Brasil.
Presidente-da Volvo Car Brasil e gerente da fabricante na América Latina, Luis Rezende também confirma que o território brasileiro é apenas o primeiro a receber esta manobra e que o Uruguai até o fim do ano também deve passar pela mudança.
“Esse é um movimento irreversível que estamos iniciando aqui no Brasil e se expandirá por toda a América Latina.” escreve o executivo; “Já temos mais de 60% de nossa gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre vai impulsionar ainda mais nossas metas de eletrificação.”, comenta Rezende.
Além das mudanças nas linhas de veículos comercializados, a Volvo também anunciou novos investimentos de infraestrutura para popularizar o segmento e facilitar a transição do público brasileiro de carros à combustão para elétricos ou híbridos.
A marca pretende instalar mais de mil eletropostos gratuitos e independentes de marca no país até o fim de 2021, além de lançar uma plataforma em julho para que síndicos, gestores de condomínio e incorporadoras instalem 300 carregadores em edifícios e escritórios corporativos e residenciais.
A ação afirmativa da Volvo em relação ao segmento elétrico segue os planos globais da companhia, que desde 2019 tenta reduzir sua pegada de carbono e que no fim do ano passado confirmou o interesse de vender apenas veículos do tipo até 2030.
No Brasil, a estratégia já envolveu a criação da Volvo Lovers, que permite o empréstimo gratuito de carros elétricos da marca por 4 dias, e o comercial “Batatas”, primeira campanha da fabricante produzida inteira no país.