A preocupação das associações com a velocidade das transformações tecnológicas aumenta a cada ano. Nove em cada dez instituições acreditam que seus negócios estejam ameaçados pelo novo comportamento da Sociedade.
No entanto, mesmo acreditando que as tecnologias disruptivas afetarão seus negócios, apenas 10% dos líderes afirmam que suas instituições estão preparadas para lidar com essas mudanç
O risco da obsolescência (e até da falência), está obrigando associações e empresas a centrar esforços em desenvolver programas de inovação, realizar parcerias externas ou, em muitos casos, criar parcerias e acelera startups.
Compreendendo a relevância deste assunto para a competitividade dos negócios ao redor do mundo, a ProjectHub acaba de se tornar a principal plataforma digital de Corporate Venture do país, acelerando conexões entre empreendedores e suas startups com corporações, investidores e fortalecendo o ecossistema de inovação no Brasil.
No último dia 17, a empresa brasileira fechou parceria com a MCI Group, líder global em congressos profissionais, parceira também da Campus Party no Brasil. Com o acordo, a ProjectHub traz para a sua base de potenciais investidores mais de 2.000 líderes, executivos e membros associados das ações de relacionamento promovidas pela MCI no Brasil nas áreas de saúde, energia, infraestrutura, meio ambiente e tecnologia da informação.
“Hoje, somos uma empresa de tecnologia com uma rede social utilizada por mais de 6.000 empreendedores e algumas das mais criativas e inovadoras startups do país. Ao mesmo tempo, possuímos ferramentas online para que qualquer empresa ou fundo de investimento crie sua própria comunidade de startups de interesse.
O acordo com a MCI vai escalar ainda mais o volume de relacionamentos entre os dois agentes mais importantes do ecossistema, o empreendedor e o investidor, aumentando o total de oportunidades entre eles para acelerar a inovação e garantir a competitividade”, afirma Lucas Foster, fundador e CEO da ProjectHub.
"O setor de congressos passa por um momento de severas transformações, mudou por completo as razões que levam uma pessoa a participar de um evento e uma marca a patrocina-lo. É hora de conceber o Congresso do futuro, criá-los para atrair até 4 gerações ao mesmo evento garantindo com que todos saiam satisfeitos com o que experimentaram. A parceria com a Project Hub nos coloca no lugar que sempre foi da MCI, prevendo, antecipando e reposicionando seus parceiros para os desafios do presente e do futuro e assim revertendo as tendências de eventos menores e com menos dinheiro", afirma Rodrigo Cordeiro, Diretor de Congressos da MCI Brasil.
Atualmente, cerca de 25 grandes empresas como Google, 3M, DuPont, Banco do Brasil Seguridade, Grupo Pão de Açúcar e Pernod-Ricard já utilizaram a tecnologia da ProjectHub em tipos diferentes de Corporate Venture, para encontrar empreendedores, analisar seus projetos e startups e realizar investimentos. Pioneira em promover conexões deste tipo no país, a ProjectHub já viabilizou mais de R$ 4 milhões para cerca de 32 projetos diferentes, mas recebeu destaque ao conectar o Google com uma startup que leva cinema a cidades sem energia elétrica utilizando painéis solares com um volume de investimento total de R$600 mil, inédito no Brasil.
O modelo de Corporate Venture é a estratégia de inovação aberta mais explorada pelas grandes empresas brasileiras para obter ganhos de inovação, acessar novos mercados, implementar suas estratégias de crescimento, realizar pesquisas de mercado ou obter ganhos financeiros. Seja, através de fundos de venture capital, investimentos diretos ou parcerias estratégicas, o valor movimentado por fundos de investimento e programas de inovação corporativos em 2015 somou US$142 bilhões, sendo que no Brasil, o total investido por fundos brasileiros de capital de risco já alcança R$153 bilhões.
A parceria entre a ProjectHub e a MCI facilitará esse tipo de investimento, ampliando o volume de programas corporativos ou de conexões entre startups e investidores-anjo, pois escala de forma inédita os canais de relacionamento entre os que procuram e os que oferecem soluções inovadoras no país, seja através de dinheiro para a consolidação do modelo de negócio, mentorias, aporte de capital semente, novos canais de distribuição, consultoria estratégica ou acesso a mercados.
O modelo, surgido em 2011, já é bastante difundido no Estados Unidos e começa a ganhar corpo no Brasil. “O Corporate Venture é a estratégia que as grandes empresas encontraram para acelerar a inovação reduzindo desperdício de tempo e energia. Há uma imensidade de startups espalhadas pelo país, com projetos que podem revolucionar alguns setores. No entanto, encontrar as melhores e ter a oportunidade de conhecê-las na hora certa é o que faz toda a diferença e esse é o nosso papel”, ressalta Lucas.