O Projeto Caravana chega a São Bernardo do Campo, um dos maiores municípios do ABCD paulista. De terça (28) a quinta-feira (30), cerca de três mil crianças e jovens de escolas públicas do município irão participar das atividades esportivas e artísticas.
O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), Unicef e Instituto Mpumalanga, em parceria com a ESPN e Disney. Em São Bernardo, a Caravana do Esporte conta com o patrocínio do Itaú, Rede, EDP e Anhanguera, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
A abertura oficial do evento será na terça-feira (28), na Arena Complexo de Excelência em Atletismo Professor Oswaldo Terra da Silva, onde será montada a Arena da Caravana, com oito miniestações esportivas, com as modalidades vôlei, futebol, tênis, basquete, slackline e atletismo, no espaço especialmente montado pelas Caravanas.
A Caravana está inserida no calendário de festejos do mês do aniversário de São Bernardo, junto a diversas programações culturais e esportivas.
Grandes campeões do esporte esperam as crianças e jovens em SBC. A medalhista olímpica do vôlei Ana Moser, os atletas olímpicos do atletismo Keila Costa e Mauro Vinícius "Duda" da Silva e o campeão brasileiro de decatlo, Ivan Scolfaro, já confirmaram presença.
Com três medalhas de Prata nos Jogos Pan-americanos de 2007 e 2015, no salto triplo e no salto em distância, e Bronze no salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo de 2010, Keila Costa diz estar entusiasmada para recepcionar as crianças na Arena da Caravana. “Comecei muito cedo a praticar atletismo, mas num espaço aberto, num campo de terra, sem qualquer estrutura, utilizando canos de PVC e pneus como barreira. Por isso eu acredito que os professores precisam ser criativos e adaptar materiais para que os estudantes conheçam as várias modalidades de esportes na escola.”, afirma Keila, que fez um intervalo nos treinos para estar na Caravana.
Para Mauro Vinícius "Duda" da Silva, bicampeão mundial indoor no salto em distância, estar da Caravana do Esporte é relembrar o início difícil que teve na modalidade. De família humilde do Interior de São Paulo, Duda lembra que só conseguiu praticar esporte depois de completar o Ensino Médio, aos 17 anos de idade.
Mas começou pelo futebol, como a maior parte das crianças. E a passagem para o atletismo foi graças ao professor da escolinha. “Ele disse que eu era rápido e que deveria procurar uma escola de atletismo.”, conta. “Os estudantes precisam ter acesso a pistas de atletismo, a quadras de tênis, por exemplo, e os professores devem ampliar o foco e não pensar apenas no futebol”, afirma Duda.
Enquanto as crianças brincam, gestores e profissionais da educação, do esporte e da cultura do município vão participar de formações com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga.
Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, explica que “Os projetos buscam, com metodologia, materiais diferenciados e formação de professores, garantir o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte, colocando mais movimento no seu dia a dia”.
Ação de Saúde
A Caravana irá reunir aproximadamente 350 profissionais, incluindo os agentes de saúde e professores do município de São Bernardo do Campo, para a discussão do tema "Movimento e Saúde" em parceria com o financiador Johnson & Johnson. Esta ação será realizada na quinta-feira (30/08), na tenda da Caravana, às 10h e às 16h, com a palestra ministrada pelo coordenador do Instituto Esporte e Educação Abel Ardigó.