Em 2017, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), por meio do Projeto Pet Brasil, criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organizará um pavilhão brasileiro com dez empresas que estarão na 17ª Zoomark Internacional, uma das principais feiras do mundo voltadas ao mercado pet.
O evento acontece de 11 a 14 de maio, em Bolonha (Itália). Fabricantes de pet food, acessórios e outros produtos estarão em 160m² de estande, para fechar negócios e criar parcerias com empresas internacionais.
As exportações do setor pet nacional, em 2016, chegaram a US$ FOB 236,3 milhões. Além disso, segundo projeções para 2016, o Brasil é o terceiro maior entre os principais países do mercado pet mundial, representando 5,3% de um faturamento total de US$ 102,2 bilhões, atrás dos Estados Unidos (42%) e Reino Unido (6,7%).
O reconhecimento dos benefícios que cães, gatos, peixes, aves e pequenos mamíferos trazem para seres humanos é responsável pelos números do setor e pela alta especialização da indústria pet brasileira.