Será neste domingo, 7 de dezembro, a última edição de 2014 do “Santa Leitura”. No ano que vem, o projeto terá continuidade e pretende alcançar um público ainda maior. O evento, que já se tornou parte de Santa Tereza, acontece das 9h às 13h, sempre no primeiro domingo do mês, na praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza).
Quem promove o evento de incentivo à leitura é a artista plástica Estella Cruzmel, que expõe obras variadas em prateleiras, bancos e em uma passarela de 15 metros feita com plástico. “É um espaço do saber gratuito, aberto ao público. As pessoas passam, olham, sentam-se e leem.”, comenta Estella.
Foto: Divulgação.
No começo, o projeto contava só com 50 exemplares. Hoje já são mais de seis mil. Estella conta que tem muito prazer em promover o projeto. “Se pudesse, levaria para várias regiões da cidade. Inclusive estou em processo de adoção da praça Salvador Morici, no bairro Floresta, onde o projeto “Santa Leitura” já atua há quase dois anos com dez livros por dia no banco da praça.”, cometa.
Sobre o Projeto
O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas.”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto.
No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, cachoeirinha e Floresta (onde reside). Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também.
“Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo. No início de 2012, no período em que o projeto estava muito reconhecido, precisei fechar a loja devido à violência na região.”, conta Estella.
Meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.
No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à Praça para guardar todo o material. Em junho, no terceiro evento, que acontece sempre no primeiro domingo do mês, já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas.”, destaca.