No dia 04 de julho, a Capital catarinense vai receber pela primeira vez o projeto internacional “The Street Store” – a loja da rua, em tradução literal.
A ação de marketing sustentável consiste em proporcionar doações livres a pessoas carentes e moradores de rua. Já realizado em mais de 100 cidades do mundo, o evento vai ocorrer em frente ao Museu Histórico de Santa Catarina, na Rua Trajano, das 9 às 15h.
A ação social propõe que pessoas carentes vivenciem uma nova experiência: “entrar” numa loja a céu aberto e levar o que quiserem e precisarem. A intenção é ajudar moradores de rua a enfrentar o inverno e auxiliar no processo de reintegração deles dentro da sociedade, de acordo com a organização local.
Fotos: Divulgação.
Durante o evento haverá também um cabeleireiro e um barbeiro, que oferecerão serviços de higiene pessoal gratuitamente. Além disso, a orquestra da ONG Novo Alvorecer, integrada por crianças de comunidades carentes da capital, se apresentará das 11h às 12h30.
“É um ação do bem. Está mexendo com o coração das pessoas. Precisamos acolher e olhar os que mais precisam, de maneira igual. Essa é a nossa intenção, amenizar a discrepância que existe na nossa sociedade – uns que têm muito e outros que têm tão pouco.” destaca Maria Lúcia Mendes Gobbi, uma das organizadoras do evento em Florianópolis.
As doações, que já foram coletadas, lavadas e reformadas, serão expostas da mesma maneira como acontece em uma loja de verdade, com vitrines, cabides e calceiros, só que ao ar livre. Segundo a organização, as roupas e acessórios começaram a ser arrecadados há mais ou menos um mês, e somaram um total de cerca de 1.440 peças.
A organização informou que já conta com 20 voluntários, e outros 100 cadastrados pela internet. Quem quiser contribuir, pode se cadastrar por intermédio do link disponível no site oficial do projeto.
O evento já foi realizado em mais de 100 cidades pelo mundo. Na África do Sul, a Cidade do Cabo foi a pioneira na realização da ação. No Brasil, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Belém já receberam o projeto.