Oficinas de artes e contação de histórias. Neste mês, dois projetos do grupo de Detalhe Teatro foram aprovados pelo Edital de Chamamento Público 03/2017 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que serão custeados financeiramente pelo Fundo da Criança e do Adolescente (FIA) de Gaspar.
O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania 2 e o projeto de Circulação de Histórias.
“Ter dois projetos do Detalhe aprovados no início do ano significa que o trabalho desenvolvido sensibiliza as pessoas, traz reflexões, e tem relevância cultural, porque atende a uma demanda apontada pela comunidade. Significa que é um trabalho desenvolvido com muito amor, com muita força e resistência, respeitando os saberes das crianças e dos adolescentes, provando que a arte tem sim poder transformador”, reflete a integrante do Detalhe Teatro, Zanza França.
O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania 2 ocorre de junho a novembro de 2018 e oferece oficinas de arte (artesanato, dança, musicalização, teatro e teatro de bonecos) com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil (de 7 a 16 anos) em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).
O projeto Arte para Infância e Adolescência é uma continuação do trabalho que já vem sendo realizado na cidade desde 2014, e para participar a comunidade de Gaspar deve procurar os CRAS ou a Secretaria de Assistência Social do município.
O projeto Circulação de Histórias irá realizar 96 apresentações de contação das seguintes histórias: Como Nasceu a Alegria, de Rubem Alves; A Ponte, de Heinz Janisch, ambos destinado ao público de 6 a 10 anos, e O Inimigo, de Davide Calli, para o público de 11 a 17 anos. As apresentações com entrada gratuita e aberta à comunidade ocorrem de junho a outubro de 2018, nas escolas da rede pública de ensino de Gaspar.