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6 tendências do marketing interativo e promocional para 2023

Estar atento às preferências do cliente nunca foi tão importante para fidelizar seu público.

Estar atento às tendências do mercado sempre é importante, mas no começo de um novo ano isso se torna mais importante ainda. Apesar das crises econômicas, experimentar e inovar nas ações é crucial para se destacar no mercado. Por isso, os empresários do setor estão colocando foco em alguns aspectos relevantes para 2023:

Entretenimento da Marca

As ações lúdicas geradas pela marca, com prêmios e brincadeiras, serão uma nova forma de as marcas se ligarem ao seu público. 

Gerar entretenimento é agora muito mais fácil do que era há anos atrás, e qualquer marca pode desenvolver isso. Há também uma mudança na estratégia: em vez do impacto da publicidade tradicional, o objetivo é estabelecer uma ligação emocional com o público com as ações de brand experience.

Criar sua própria base de dados

Embora o Google tente evitar, o mundo sem cookies está cada vez mais próximo, e as marcas começam a dar prioridade à geração das suas próprias bases de dados, que serão úteis para futuras ações de marketing nas suas redes e meios de comunicação. 

O enriquecimento do perfil também está se tornando muito importante, porque obter o máximo de informação possível sobre o usuário ou cliente será essencial para melhorar o contato com a marca.

Pesquisas acessíveis e ágeis

Quanto mais fácil de interpretar e entender uma pesquisa, mais acessível ela é dentro de uma empresa. Com o uso da tecnologia, organizações conseguem coletar mais dados e os analisar com mais facilidade. Usar as informações obtidas da melhor forma possível é crucial para boas estratégias.

Com dados de fácil entendimento, empresas podem entender melhor as preferências dos seus clientes no presente ou futuro. Isso é extremamente importante na hora de estabelecer bons relacionamentos e fidelizar os usuários. A criação de plataformas de pesquisa próprias pode ser o diferencial no seu negócio.

Promoções integradas com CIAMs

Empresas com uma estratégia de centralidade de clientes mais definida trabalham com CIAMs (Customer Identity and Access Management), plataformas que permitem às empresas gerir e proteger as identidades dos seus clientes online. 

Isto inclui a gestão de usuários e senhas, verificação de identidade e controle de acesso a determinados recursos ou serviços. As promoções interativas são integradas com CIAMs para gerar ações de fidelização de uma forma muito mais rápida e escalável.

Sorteios automáticos no Instagram

Os sorteios automatizados foram lançadas nos Stories do Instagram em 2022, e este tipo de promoção pode estar em ascensão por duas razões: porque permite mais visualização e engajamento, e porque permite aos usuários participar sem terem que publicar em seu feed pessoal, o que desmotiva na hora de entrar no sorteio em si.

Geração de conteúdo com IA

Inteligência Artificial (IA) é uma tendência em muitas áreas, e será também implementada nos sorteios das redes sociais, jogos promocionais e dinâmicas de atribuição direta de prémios. 

A IA ajudará na geração de imagens e vídeos, assim como na redação de textos, bases legais e a tradução de versões em outras línguas.