A rivalidade é uma característica inseparável do futebol. Toda a torcida envolvida, as brincadeiras entre fãs de equipes adversárias, a vibração de ver seu time vencer, compõem toda a mística do esporte mais popular do mundo.
No entanto, infelizmente, ainda existem casos de rivalidade que transcendem a amistosidade e se transformam em episódios lamentáveis de desrespeito, e, por muitas vezes, violência.
Pensando nisso, e tentando promover uma conscientização que combata a esse tipo de comportamento, a Fifa está promovendo uma ação de marketing promocional durante a Copa do Mundo da Rússia, organizada pela entidade. Trata-se da hashtag “Rival Hug” (Abraço Rival, em português).
A Federação propõe que torcedores de Seleções rivais troquem de camisa e tirem uma foto abraçados para postar nas redes sociais com a hashtag.
Dentre aqueles que publicarem as imagens, um torcedor será escolhido para ganhar dois ingressos para a grande final, em Moscou. Além dos bilhetes, a premiação inclui passagens aéreas e hospedagem entre os dias 13 e 16 de julho.
Com uma grande aceitação, a campanha já acumula milhares de publicações, que vão desde fotografias de torcedores participando da promoção a relatos de situações que exemplificam o clima buscado pela entidade no Mundial. “Após a derrota e eliminação da Polônia, meu filho estava chorando. Os fantásticos torcedores da Colômbia começaram a cantar ‘Polônia, Polônia!’ para ele e lhe deram vários abraços. Eles foram brilhantes.”, contou o polonês Iain Meiklejohn, em seu Twitter.