"Foi ráquer"

Burger King "hackeou" concorrentes no Google Maps para oferecer descontos

Marca de restaurantes fast food analisou histórico de localização dos concorrentes no Local Guides, oferecendo cupons em fotos de outras empresas

[Atualização] O Google removeu o conteúdo da ação de marketing do Burger King, alegando que os termos de uso do Google Maps não permitem que o espaço de avaliações do Local Guides seja usado para fins comerciais.

Segundo a empresa de Mountain View, o Burger King foi notificado da violação dos termos de uso da plataforma, mas não houve nenhum outro tipo de ação fora a remoção dos cupons de desconto da empresa de restaurantes.

O que o Burger King fez no Google Maps?

Em mais uma ação, no mínimo, inusitada, o Burger King usou o Google Maps para “hackear a concorrência” e oferecer descontos aos seus clientes. Embora a ideia soe muito como uma cena do filme “Swordfish”, ela é bem mais simples do que parece.

Dentro do app de localização do Google, há uma função gratuita chamada “Local Guide”. Nela, usuários postam fotos, avaliações e outras ponderações sobre os estabelecimentos comerciais que visitam. O que o “BK” fez foi entrar nesses testemunhos do Maps e publicar fotos e comentários próprios, com cupons de desconto de suas próprias refeições.

Promoção do Burger King usou o Google Maps para transformar desvantagem em benefício

Banner divulga promoção engenhosa do Burger King, que usou ferramenta gratuita do Google Maps
Imagem: Burger King/Divulgação

Reconhecendo a sua própria limitação, o Burger King disse, em comunicado, que é uma marca menos buscada que a concorrência no Google Maps. A empresa especificamente citou os maiores orçamentos disponíveis para eles terem melhores posições nos buscadores do Google — uma premissa intitulada “Otimização de Mecanismo de Busca”, ou simplesmente “SEO”, amplamente buscada por qualquer marca presente na internet.

Entretanto, o que poderia significar uma derrota ao BK no campo virtual, acabou virando vantagem em uma campanha bem criativa: “a ideia é simples: se você não é a marca mais buscada no Google, tente ser a mais comprada“, disse Igor Puga, VP de Marketing da Zamp, proprietária das marcas Burger King e Popeye’s no Brasil.

Segundo o Burger King, cada foto concorrente no Google Maps foi clicada e publicada de forma granular, usando mais de 1.000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil. Veiculada no último dia 15, a ação rendeu bons frutos para o BK, que viu clientes da concorrência “migrando” para os seus restaurantes e fazendo pedidos pelos seus lanches.

O Promoview procurou a assessoria de imprensa do Burger King para saber, em números práticos, o quão positivo foi o resultado da ação. Até a publicação desta matéria, no entanto, os números finais ainda não foram consolidados.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.