Promoção

Comida di Buteco vai muito além de um concurso gastronômico

Iniciativa volta com força no pós Covid e cobre o país de Norte a Sul envolvendo centenas de negócios familiares


Voltando-ao formato presencial após o período de pandemia da Covid-19, começou a edição 2022 da ação promocional mais relevante do marketing dirigido ao segmento de gastronomia no Brasil. 

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País. São 21 circuitos espalhados por 12 estados e o Distrito Federal, envolvendo 40 cidades brasileiras contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”.  

A iniciativa reconhece os estabelecimentos que desenvolvem um serviço diferenciado, promove marcas, proporciona novos sabores e experiências aos consumidores e cumpre uma função social muito importante junto a esta categoria de empreendedores espalhados pelo Brasil, especialmente após um período de enormes dificuldades para estes micro empresários.

De acordo com a organização do Comida di Buteco, 30% dos botecos do concurso tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. “Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais ‘butecos’ para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia-fundadora do Comida di Buteco.

Com 480 botecos participantes em 2021, o concurso ampliou a presença de estabelecimentos neste ano, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País.  

Um dos motivos para essa ampliação é a busca pela retomada e o fortalecimento do segmento de bares e restaurantes, que está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19.  

Por isso o tema do evento será “Buteco Vive”, reforçando o propósito dos organizadores de ‘transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa’, promovendo a valorização da cultura de ‘buteco’.

Pela sua legitimidade e abrangência nacional, além de ter como cenário o buteco, uma ocasião de consumo multicategoria tanto para produtos como serviços, o concurso Comida di Buteco não é apenas um evento – é uma plataforma de conexão das marcas junto aos consumidores.  

Nesta edição o concurso conta com a participação das marcas Piraquê, McCain, Seara, Santander, Heinz, Zero Cal, Reserva 51, Chandon e promoção da Globo.

Edição 2022 movimenta o Brasil de norte a sul

A nova edição começou em abril e vai até o dia 8 de Maio. O concurso cobre o país de Norte a Sul envolvendo centenas de butecos participantes.  Na edição 2022 a disputa será feita nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiros, São José do Rio Preto, São Paulo, Belém, Brasília, Ribeirão Preto, Campinas, Poços de Caldas, Montes Claros, Florianópolis, Juiz de Fora, Goiânia, Recife e Porto Alegre.

Ao contrário dos outros anos, em 2022, o tema para elaboração dos petiscos é livre e as iguarias concorrentes terão valor fixo de R$27.  

Neste ano, na primeira etapa do concurso (abril a maio), em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

O campeão de cada cidade se enfrenta em junho para saber qual será o melhor Melhor Buteco do Brasil. A premiação ocorre em julho.  São escolhidos os vencedores e 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.  

Um modelo de negócios de impacto

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje, é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve: o “Buteco”, que não paga para participar; a Indústria, como a grande  financiadora (patrocinadores); o Poder Público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, turismo e até a formalização das empresas); e parceiros estratégicos, imprensa e o público do Brasil inteiro.

O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

A gastronomia ou a cozinha é um meio e não um fim para o concurso. A transformação socioeconômica é o grande objetivo e legado. Enquanto houverem histórias de vidas a serem transformadas pelos butecos Brasil afora, haverá insumos para o Comida di Buteco continuar sua missão.

O concurso é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar e nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores. Cada uma das empresas e marcas presentes entende e compartilha da nossa missão e valores.

Atratividade para as marcas

Pela sua legitimidade e abrangência nacional, além de ter como cenário o buteco, uma ocasião de consumo multicategoria tanto para produtos como serviços, o concurso Comida di Buteco não é apenas um evento – é uma plataforma de conexão das marcas junto aos consumidores. O público que participa do concurso tem como target e core a classe AB 25 a 49 anos de idade.

As marcas patrocinadoras têm uma longevidade de permanência junto ao Comida di Buteco, seja pela abrangência da ferramenta, como pelos resultados atingidos, tanto em termos de interação e conexão com os consumidores como pelas vendas no canal “butecos”, se é uma categoria com comercialização on premise.