Ação de marketing promocional mostra que melhor do que só ver, é viver.
Jeep lançou no sábado (1º/02), uma robusta campanha que convida 30 ganhadores com acompanhante a explorarem o Espírito Jeep em 30 destinos pelo Brasil.
Além disso, cada vencedor também receberá um smart watch da Apple como presente da Jeep Nation, clube de relacionamento e benefícios da marca.
Para participar da ação promocional, basta encontrar os códigos espalhados por diversos pontos de contato da marca, fazer um test-drive, se cadastrar no hotsite, escolher um local para viajar e torcer para ser um dos sorteados.
“A Jeep construiu a sua trajetória apoiada em quatro pilares: Liberdade, Aventura, Paixão e Autenticidade. Com 79 anos de história, consolidamos um território que reforça o Espírito Jeep de diversas maneiras. Para compartilhar todo esse universo e oferecer excelentes experiências para os nossos consumidores, apresentamos a campanha ‘Destinos Jeep’ com o conceito ‘Melhor que só ver, é viver’. A promoção tem 30 destinos para que cada um construa a sua própria história de um jeito único.”, afirma Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da FCA para a América Latina.
A promoção, que vai até 25 de abril, é aberta ao público e premia os ganhadores com viagens para locais como Fernando de Noronha (PE), Trancoso (BA) e Álter do Chão (PA).
A campanha contempla uma estratégia 360º com peças publicitárias criadas em parceria com a agência F.biz que abrangem filmes para canais de tevê abertos e fechados de 30” e 15”; inserções em noticiários e programação das emissoras; ações específicas e com influenciadores nas mídias sociais desenvolvidas para o digital; mídia OOH e enxoval para concessionárias; além de interações orientadas por CRM (Customer Relationship Management) em parceria com o Jeep Nation.
Estratégia off-line
Em complemento à distribuição de formatos off-line, outras inserções dos códigos irão acontecer dentro dos conteúdos em diversos canais na tevê aberta e fechada.
Pela primeira vez na Band, a Jeep terá inclusões comerciais durante quadros de meteorologia no jornalismo da emissora.
Desse modo, enquanto a jornalista comenta a previsão do tempo para Recife, por exemplo, aparecerá um pequeno insert no canto da tela com o cupom para inscrição na promoção com destaque para algum destino da região nordestina.
Além da ação inédita no jornalismo da Band e de inserções semelhantes na programação da Rede Globo, a ativação também contempla um placement em canais que tenham sinergia com a marca, exibindo a publicidade de maneira orgânica em programas como Escalando o Brasil, do Canal Off; Largados e Pelados, do Discovery Channel; Lugar incomum, do Multishow, e durante os dois últimos episódios da série de branded content Expedição Brasil exibida dentro do Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Estratégia on-line
De maneira ampla, os conteúdos para o ambiente digital se integram com a campanha off-line e expandem os pontos de contato com o público.
Para despertar a curiosidade, foram colocadas peças que mostram apenas uma cena da paisagem junto ao código da promoção em vídeos de viagem no YouTube.
Sites e portais têm a exibição de conteúdos contextualizados para cada perfil e impulsionado por native advertsings, o que permite maior integração.
No decorrer da campanha, a Jeep trará conteúdos customizados como, filtros de Stories do Instagram, contagens regressivas para os participantes acompanharem cada data de sorteio, FAQ interativo e postagens diárias sobre os destinos.
Estratégia OOH e PDV
Para esse circuito, a Jeep marcará presença em sete dos principais aeroportos do Brasil: Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Presidente Juscelino Kubitschek (Distrito Federal), Gilberto Freyre (Recife), Afonso Pena (Curitiba) e Confins (Belo Horizonte).
Ao todo, serão 270 telas que incentivam os passageiros a viajarem para locais que despertam a sua curiosidade por meio da geolocalização.
Como os destinos abrangem todas as regiões do Brasil, em Pernambuco será mostrada uma paisagem paranaense, por exemplo.
Fora dos terminais, existem oito mil telas de edifícios comerciais, elevadores e relógios com anúncios da Jeep em 20 praças pelo País.
As concessionárias de todo o Brasil também terão um enxoval completo de comunicação da promoção no PDV, com totem de todos os destinos da campanha, banner, adesivos de vitrina e materiais complementares para ampliar a ambientação das lojas.
Dinâmica da promoção
A ação de marketing promocional é dividida em quatro etapas. Na primeira, o público tem que encontrar o cupom de inscrições nos diversos pontos de contato criados para a campanha e fazer um test-drive.
O teste do automóvel, que não é cumulativo, equivale a um ponto. Caso o cliente compre um Jeep, as chances aumentam cinco vezes e se ele for parte da Jeep Nation, as possibilidades dobram.
Após essa etapa, basta que o participante escolha um dos trinta destinos e acompanhe pelo hotsite o resultado dos 10 sorteios semanais que anunciam os ganhadores.
Além da divulgação nos canais oficiais, os vencedores também serão contatados em até 72 horas pela Jeep.
Serão sorteados três locais por vez e o ganhador – junto com o seu acompanhante – tem até 180 dias para realizar a viagem, que inclui pacote de voo, hospedagem e programação no local escolhido.
Cada destino terá uma data sugerida e ele deverá informar a organização até 30 dias antes da viagem, que não poderá ser realizada em feriados.
Confira abaixo a lista completa com as datas de sorteio e locais:
15/02 – Maraú, Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis.
29/02 – São Miguel dos Milagres, Salvador, Penedo.
07/03 – São Miguel do Gostoso, Cânion Xingó, Serra da Capivara.
14/03 – Alter do Chão, Serra Catarinense, Olinda.
21/03 – Jalapão, Alta Floresta, Serras Gaúchas.
28/03 – Lençóis Maranhenses, Parati, Bonito.
04/04 – Floresta Amazônica, Cunha, Florianópolis.
11/04 – Trancoso, Chapada Diamantina, Tiradentes.
18/04 – Chapada dos Guimarães, Pantanal, Monte Verde.
25/04 – Fernando de Noronha, Natal, Jericoacoara.