Dificilmente um evento ocorre sem ter em seu escopo a entrega de algum brinde. Quando não há, gera até uma sensação que falta algo, como se o resultado estivesse incompleto, e, em muitos casos, acaba até decepcionando o público-alvo.
É ledo engano acreditar que um brinde de impacto necessita de elevado orçamento. O que realmente terá peso é a criatividade, funcionalidade e vínculo com o conceito do evento.
É vital um pleno conhecimento do perfil do público para melhor adequar a escolha do brinde, e, dessa forma, fomentar uma boa aceitação, plataforma impulsionadora para aprofundar relacionamentos, metas dos eventos.
Em determinados tipos de acontecimentos especiais deve-se ter uma preocupação extra no momento de sua distribuição.
Geralmente entrega-se ao término do evento, para dessa forma evitar o desconforto de ter que carregar o objeto durante toda a programação.
No caso específico das feiras e salões, a distribuição será contínua, porém, há a necessidade de um planejamento meticuloso para que o chamariz do brinde não ocasione tumultos e acabe trazendo problemas de atendimento e acomodação no espaço delimitado.
Uma solução muito usual na atualidade é o uso de gamification como instrumento de premiação, racionalizando a distribuição e qualificando mais os participantes com tempo hábil para cadastro e comunicação.
Nesse caso é interessante investir em brindes simples para uma entrega de massa, como um recordação de participação e em outras categorias para preencher a dinâmica da premiação.
Com todas essas ponderações fica cristalino a importância estratégia do investimento em brindes nos eventos, e o quanto estes devem ser cuidadosamente estudados e elaborados para que sejam bem aceitos e estimulem a aproximação com seu público.
Independente da classe social, da faixa etária, do gênero, da nacionalidade, ser surpreendido com um brinde em um evento ganha pontos na escala de memorabilidade e satisfação, fatos que irão colaborar para que o relacionamento criado fique fortalecido e amplie-se no futuro.
Ficou interessado no assunto?
Recomendo a leitura do livro A Terceira Mídia, de Henry James Salomon, da Editora Futura. A obra aborda como os brindes potencializam as marcas, melhoram a comunicação e aumentam as vendas. Boa Leitura e Inspiração.
Artigo de Andrea Nakane