Difícil acreditar que é possível ganhar um carro zero quilômetro após um test-drive, não é mesmo? Esse é o mote da nova campanha de varejo off-line e digital da Fiat, “Fiat Melhor Direção”, produzida pela agência Leo Burnett Tailor Made para divulgar a ação de marketing promocional de mesmo nome, criada e desenvolvida pela agência TV1 Experience.
A campanha já está no ar, em TV aberta, com o primeiro vídeo, “VAR”, que tem duração de 30” e é o primeiro de três diferentes versões feitas especialmente para a TV. Para as rádios, a nova campanha entrega mais dois spots – “Treinador” e “Radionovela” – com duração de 30” para veiculações regionais.
Já nos canais digitais da Fiat o público confere mais três vídeos, com durações entre 20” e 42”, publicados no Stories do Instagram/Facebook e no Youtube. Os filmes foram produzidos pela Corazon, com direção de Manimou.
O filme “VAR” mostra uma personagem chegando à concessionária acompanhada de um vendedor após test-drive em um confortável Fiat Toro. O vendedor informa que a moça já está concorrendo a um Fiat zero quilômetro.
A personagem duvida da informação, e, então, o atendente simula o gesto de acionamento do VAR – vídeo assistant refereee ou sistema de vídeo-arbitragem, recém-implementado em partidas de futebol – para confirmar, com um toque de humor, a validade da promoção.
O filme termina com cenas de performance dos carros da gama Fiat e cartela das ofertas válidas para este período. Outros dois filmes, que seguem o mesmo padrão, entram no ar em TV aberta até o fim da campanha.
O vídeo “Promoção” mostra um casal “fricker coupon” como protagonista após fazer o test-drive em um Fiat Cronos, enquanto o filme “Vó” tem como personagens um rapaz que testa um Fiat Mobi e a avó dele, que aparece para referendar o que a vendedora fala da promoção.
“Usamos o bom-humor para desmistificar a imagem de que, para participar de promoções, o consumidor precisa passar por muitas etapas ou cadastros. Nessa campanha trouxemos vários “personagens”, que comprovam a simplicidade da nossa promoção.”, explica João Batista Ciaco, diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.
No rádio, a campanha “Fiat Melhor Direção” inclui o spot “Treinador”, em que o ouvinte acompanha a conversa entre um treinador e seu atleta. Na interação, um dos personagens pergunta ao outro sobre a promoção da Fiat. Em um segundo spot, “Radionovela”, um vendedor entra no meio da conversa entre dois personagens de um tradicional drama novelesco de rádio, à moda antiga, e fala sobre a promoção.
Para os canais digitais foram produzidos três pequenos vídeos: “MC”, cujo personagem é um cantor de rap, “Show de Talentos”, em que um casal faz malabarismo na tentativa de ganhar o carro, e “Viva Voz”, que retoma os personagens do filme “Vó”, feito para a TV. “A gente usa o humor pra demonstrar como é fácil participar dessa promoção: basta fazer o test-drive. É tão simples que mal dá pra acreditar”, conta Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett.
Promoção
Para participar da ação promocional “Fiat Melhor Direção”, o consumidor pode realizar um test-drive em qualquer concessionária Fiat participante e receber um cupom para realizar seu cadastro pelo site, onde insere seu código promocional. Na hora o participante já vai saber se ganhou ou não uma caixa de som sem fio.
Em seguida, serão fornecidos dois números da sorte para o cliente concorrer a dez carros zero quilômetro, que serão entregues até o fim da promoção, que vai até 31 de outubro.
Os sorteios serão mensais. Semanalmente, também serão sorteados kits de jogos de malas. Na compra de um carro, o consumidor ganha seis números da sorte e tem mais chances para concorrer a todos os prêmios.
Mais detalhes estão no site, onde também está disponível o regulamento.