Em pleno desenvolvimento global, convivendo com a comoditização e a feroz concorrência mundial, chama-nos a atenção a importância cada vez maior dada ao empreendedorismo, por sua vez associado às praticas da inovação, fator essencial para o sucesso.
Apesar das mudanças de cenário, caracterizadas por fatores econômicos, sociais e geopolíticos, a inovação está saindo da retórica burocrática para a prática, por meio de novas ideias, de novas práticas, de programas focados no desenvolvimento sustentável, desenvolvendo e internalizando as novas ferramentas da comunicação.
A mudança reflete, acima de tudo, o compromisso das empresas com a revitalização de processos. Novas ideias, novos formatos de comunicação.
É a inovação possibilitando a transformação radical das formas de comunicação, destacando estratégias e capacidades criativas, antecipando se ao futuro com inteligência.
Uma inovação que só é pertinente quando envolve ideias capazes de recriar o futuro, aliás, um futuro que já começou. Nessa busca pela inovação só não podemos esquecer o compromisso social, a importância da figura humana.
O esforço inovador perde força, quando a comunicação e a busca de relacionamentos são negligenciadas, subestimando culturas e principalmente o lado humano.
Para criar as bases de uma inovação produtiva, é importante, acima de tudo o compartilhamento coletivo, o compromisso, por meio de uma pirâmide de inovação, convertendo conceitos em soluções úteis.
Uma estratégia que inclua incremento de avanços tecnológicos, de modelos que ajudem a contagiar, a otimizar a inovação para toda a empresa, deixando todos mais preparados para as mudanças para as grandes revoluções, flexibilizando processos e modelos de trabalho.
O momento chegou. O momento de refletir sobre as prioridades sem subterfúgios, sem demagogias, sem olhar o próprio umbigo.
Um momento de interação, sem bandeiras, sem muros, de pensar em uníssono. Um momento de reconhecer a importância estratégica de todas as atividades e ferramentas que compõem o mercado da comunicação.
Neste novo cenário, cada um tem uma nova responsabilidade, um novo aprendizado, um compromisso.
No marketing promocional, a nossa forma de inovar é a contribuição irrestrita, passando igualmente pela necessidade de compartilhar, de valorizar alianças e competências, de reconhecer limites e de ser reconhecido.
Os nossos clientes agradecem, eles querem soluções, formatos, inovações, que os ajudem a viabilizar, a tornar realidade, um processo interativo, de competências focadas num único objetivo: resultados.
Se esta é a nova bandeira, a nova realidade do mercado, estamos engajados. Um modelo que combine soluções customizadas e integradas à marca, produtos e serviços, criando valor, oferecendo ferramentas focadas na motivação, na excelência do trabalho, na eficiência, na produtividade, no resultado por intermédio de pessoas.
Se isso for uma realidade: parabéns. Realmente estamos mudando, estamos reinventando o futuro.
Finalizando, não quero deixar de ressaltar que não posso falar em nome de uma classe, aliás, não quero falar em nome de ninguém, não tenho procuração. Não quero esconder-me atrás de considerações coletivas, de falácias, de discursos, de movimentos poéticos e acadêmicos.
Devemos nos perguntar: Fazemos parte do processo? Somos importantes. As nossas ferramentas são reconhecidas? O marketing promocional ocupa realmente o espaço que merece?
Se isto já é uma realidade, então, temos que descontinuar práticas comprovadamente comprometidas com modelos passados. Temos que exercer o nosso trabalho sem distinções, sem pressupostos, compartilhando problemas e resultados como os nossos clientes, deixar de ser vistos como paliativo e fazer parte da solução.
Temos que deixar de ser uma alternativa dentro do processo da comunicação, deixar de ser figurantes no grande espetáculo do mercado.