No primeiro dia da Liquidação Fantástica, uma das maiores e mais conhecidas queimas de estoque de início do ano do país, a panela de pressão (oferta de 20 reais) e os travesseiros Ortobom (oferta de 10 reais) foram os itens mais vendidos nas mais de 1 400 lojas físicas em todo o Brasil. Em terceiro lugar, ficou um modelo de fritadeira elétrica (air fryer) comercializado a 199 reais e, na quarta posição, a lavadora de roupas Brastemp 12kg que saiu a 1 499 reais à vista. Para fechar o ranking, a quinta colocação é da Smart TV 50″ TCL 4k, vendida a 2 199 reais.
A Liquidação Fantástica do Magalu acontece há 29 anos e este ano foi retomada em seu formato tradicional, o do “pegou, levou”, em que o cliente leva o produto na hora, incluindo itens do mostruário. Até domingo, 25 000 itens estarão com até 80% de desconto.
Nos canais digitais do Magalu — empresa que está digitalizando o varejo brasileiro –, o campeão de vendas foi o leite condensado Piracanjuba (3,69 reais). Na segunda posição, os clientes compraram pacotes de fraldas Huggies (53,90 reais) e em terceiro lugar ficou o sabão em pó Brilhante 1,6kg (11,35 reais), seguido pelo lava-roupas em pó OMO 1,6kg. Finalizando a lista, na quinta colocação, o detergente líquido OMO Multiação 3L.
Entre os 5 000 sellers que participam da Liquidação Fantástica este ano, os produtos mais vendidos foram, nesta ordem: mochila adidas Daily III Média, tênis adidas Lite Racer Rebold masculino, travesseiro Ortobom Ultra Sono fibra siliconada branco e Vichy Dercos Energizante Kit – Shampoo + Shampoo Refil.
Neste ano, a promoção volta a receber clientes nas mais de 1 400 lojas físicas do Magalu graças ao avanço da vacinação no país. Em diversas cidades as filas começaram a se formar ainda na madrugada. Na 29ª edição, 25 000 itens – como lavadoras de roupa, tanquinhos, geladeiras, fogões e utilidades domésticas – estão com descontos de até 80%. Alguns modelos de TV estão mais baratos do que na Black Friday e 300 000 travesseiros e 80 000 aparelhos de jantar estão com preços “matadores”.
Entre as principais ofertas*, os clientes podem encontrar:
iPhone 11 64gb com câmera dupla: 3 999 reais (à vista)
Smartphone Samsung A12 64gb: 899 reais (à vista)
Smartphone Samsung A22 128gb: 1 199 reais (à vista)
Smart TV 32″: 1 299 reais (à vista)
Smart TV LG 43”: 2 199 reais (à vista ou em 24x de 109,90 reais)
Smart TV 50″ TCL 4k: 2 199 reais (à vista)
Lavadora de roupas Brastemp 12kg: 1 499 reais (à vista)
Kit Sabão Omo Líquido 5l com 2 unidades: 89,80 reais (à vista)
Sabão em pó Brilhante 1,6kg: 11,35 reais (à vista)
Sabão em pó Comfort 1,6kg: 14,09 reais (à vista)
Notebook Asus AMD Ryzen: 2 899 reais (à vista)
Guarda-roupas casal 8 portas e 4 gavetas: 1 199 reais (à vista ou 24x de 59,90 reais)
Fogão Consul de 4 bocas: 799 reais (à vista ou em até 10x sem juros)
Aparelho de jantar com 20 peças: 199 reais (à vista)
Ventilador de 40 cm: 119 reais (à vista)
Impressora Epson Multifuncional: 1 119 reais (à vista ou até 24x de 59,90 reais)
Chapinha de cabelo: 29 reais (à vistax)
Caixa de Som Amvox com amplificador, bluetooth e USB: 499 reais (à vista ou 10x sem juros)
Mochila adidas Daily: 50 reais (à vista)
Tablet Infantil Multilaser: 399 reais (à vista ou em 10x sem juros)
Fralda Huggies Supreme Care: 53,90 reais (à vista)
Fralda Babysec Ultrasec Galinha Pintadinha: 46,90 reais (à vista)
Fralda Pom Pom Protek Proteção de Mãe: 13,90 reais (à vista)
Papel Higiênico Elite Ultra Folha Dupla 24 rolos: 22,90 reais (à vista)
Papel Higiênico Elite Ultra Folha Dupla 16 rolos: 16,90 reais (à vista)
Colchão em Molas + Box Casal Prime: 799 reais (à vista)
Leite condensado semidesnatado Piracanjuba: 3,69 reais (à vista)
Creme de leite integral Piracanjuba: 2,49 reais (à vista)
Leite Ninho 1l: 3,99 reais (à vista)
Composto Lácteo Enfagrow 800g: 38,90 reais (à vista)
Travesseiro Ortobom: 10 reais (à vista)
Panela de Pressão Polida: 20 reais (à vista)
Air Fryer: 199 reais (à vista)
*O estoque varia de loja para loja e os produtos são limitados. Consulte as condições de pagamento e parcelamento nas lojas e no site da companhia
A Liquidação Fantástica também acontece no site e no SuperApp. Neste ano, o Magalu bateu o recorde de varejistas do marketplace participantes da promoção. O número de sellers envolvidos na promoção aumentou quase 3,5 vezes quando comparado ao da Black Friday 2021. Pouco mais de 1 450 parceiros ofereceram descontos no ano passado contra os 5 000 presentes na ação atual. A expansão faz parte da estratégia do Magalu de digitalizar o varejo brasileiro. Além disso, demonstra o fortalecimento do marketplace da companhia, que atualmente tem 120 000 sellers cadastrados.
Live Shopping incrementa as vendas
Esta ação acontece também no formato de live shopping nas plataformas da companhia no YouTube e Facebook, esta será a primeira transmissão focada em ofertas com compra durante a exibição do conteúdo ao vivo. Além da divulgação das ofertas, os espectadores terão acesso exclusivo a mais de R$ 5 milhões em cupons ao longo da live. Os descontos serão aplicados em categorias diversas de produtos, como moda, tecnologia, mercado e esportes, em todos os pontos de venda do Magalu (site, app e lojas físicas). A apresentação da live será feita por Laura Brito, Lorena Improta e Amanda Françozo.
“A grande evolução da Liquidação Fantástica nesses últimos anos foi que ela ganhou força também no online, mas a grande forma ainda é na loja física”, declara Pedro Alvim, gerente sênior de Redes Sociais do Magalu.
Segundo ele, a liquidação, que está em sua 29ª edição, já é experimentada via live streaming desde 2014: a marca foi a primeira de varejo a realizar uma transmissão ao vivo na home do YouTube, antes mesmo que a plataforma tivesse a funcionalidade. Neste ano, a grande novidade será a possibilidade de realizar compras sem sair das redes sociais…
O mote promocional da data é “Ofertas de até 80%” e todos os itens participantes da promoção contarão com selos especiais para identificação. “Entendemos que todo o conteúdo feito durante a Liquidação Fantástica ajudará a ativar nossos canais de vendas, tanto loja quanto aplicativo. Durante o live commerce teremos a participação, inclusive, de vendedores de loja física também ativando a loja e falando sobre elas”, adianta Pedro. O executivo comenta ainda que os mesmos esforços serão concentrados nos diferentes canais em que o Magalu atua para a ativação de campanhas.
Para além dos perfis oficiais da varejista nas mídias sociais — que serão comandados pela Lu ao longo de toda a sexta-feira –, a divulgação do evento ganha força também com creators de canais como Jovem Nerd e Steal The Look. Um dos participantes da ativação será Adriano Ponte, apresentador do Canaltech, à frente do pilar de tecnologia. “Sempre ativamos o ecossistema quando fazemos uma iniciativa como essa. Utilizamos os creators para ativar eventos, conteúdos e ofertas, já é comum dentro do Grupo Magalu”, explica o gerente.
A estratégia de marketing para a Liquidação Fantástica será 360° em mídias online e off-line. O grupo se utiliza da omnicanalidade e potência em diferentes plataformas para consolidar a força da marca. O canal do YouTube do Magalu conta, por exemplo, com 2,6 milhões de inscritos e o super app registra 38 milhões de usuários ativos mensais.
Ainda que os descontos estejam ativos ao longo de todo o dia, a live terá duração de apenas duas horas, das 12h às 14h. Luiz Carlos Lima André, coordenador de marketing de influência e live commerce do Magalu, informa, ainda, que o Grupo prepara diversas ações no próprio YouTube para a divulgação da transmissão.
“É um conteúdo que terá muita interação com a audiência também, isso é uma característica muito forte do formato de live commerce. Terão momentos em que as apresentadoras perguntarão para as pessoas o que elas querem comprar com desconto e eventualmente vamos trazer alguns produtos que as pessoas pediram com desconto”, acrescenta. Os executivos declaram que o formato será uma das grandes apostas do Magalu para o ano de 2022.