O Promoview repetiu a performance de 2012, e, na manhã desta sexta-feira (29/11), atingiu um milhão de visitas no intervalo de um ano. As medições de desempenho do site levam em conta o período de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro.
Neste período, em 2010, o número geral de visitantes foi de 924.144.
Já, em 2011, a nova marca histórica surgiu três dias antes do final do ano. Nosso milhão chegou dia 28 de Dezembro
No ano passado, em 2012, a marca foi batida 53 dias antes do final do ano. Nosso milhão chegou dia 19 de Novembro.
Em 2013, surge 32 dias antes do final do ano, o que projeta um crescimento na ordem de 15%.
Confira as ações que levaram o site a esta posição.
A relevância do número decorre da segmentação do Promoview cujo público-alvo são as agências que criam e planejam, e os fornecedores de produtos e serviços para produção de ações promocionais, eventos, feiras e estandes, programas de incentivo e atividades no segmento M.I.C.E aliado ao trabalho nas redes sociais.
“As redes amplificam a geração de conteúdo proprietário, realizado pelo Promoview, menos pela imposição do “internet marketing” vigente, e mais pela confiança dos profissionais de todas as regiões do Brasil que vêm buscar e encontram informações relevantes em quantidade e detalhes, que não estão disponíveis em nenhum outro endereço da internet brasileira”, revela Antonia Goularte, editora-chefe do Promoview.
Trabalho de Indexação S.E.O Ajuda no Processo
“Estudar a aplicação de palavras-chave de acordo com a sazonalidade ajuda bastante. É um pouco mais complexo do que se fala por aí, afora o detalhe de que o Google foi feito para não ser entendido. Então não adianta, por exemplo, trabalhar em uma notícia um jargão do mercado promo, a palavra Ponto de Venda porque ela está presente no noticiário policial, que é muito mais lido, e o Google acha que este termo está mais ligado ao tráfico de drogas e atividades ilegais”, exemplifica Antonia.
A novidade que as métricas de 2013 trouxeram é que a audiência extrapolou os profissionais de agências promo e se espalhou. Profissionais de comunicação e marketing das grandes corporações e indústria elegeram o Promoview como fonte de leitura diária e já respondem por 40% da audiência diária do site.
“O resultado nos surpreende, pois existe na internet brasileira endereços com atualizações específicas com a visão clássica do marketing teórico e também sobre a comunicação tradicional, aquela da TV e rádio, onde a maioria se identifica. Mesmo assim, obtivemos grande aderência junto a estes leitores. Creio que é um sinal consistente de que o marketing promocional ocupou de vez um espaço relevante no dia a dia deste pessoal”, declara Cristiano Augustinho, responsável pelo acompanhamento das métricas do site.
A chegada desta parcela de leitores decorre da busca orgânica, mas, sobretudo, pela intensa atividade por meio das redes sociais – fenômeno que ainda não tinha força quando o site iniciou em 2006, e que passou a receber atenção em março de 2011.
As métricas neste ambiente voltaram a mostrar bons resultados: Promoview acaba de superar a marca de oito mil followers no Twitter e se aproxima de 12 mil amigos no Facebook .
“Outro fator importante é o envio de newsletter segmentado. Hoje já são 18 por semana aqui no Promoview. Além do regular, editamos listas de posts específicas por assunto e também por região. Foram três anos estudando os hábitos do nosso público, resultando numa classificação que estabeleceu três personas: embaixadores, fãs e peregrinos.
“E graças ao sistema da nossa parceira Nitronews, identificamos as circunstâncias ideais para ampliar o percentual de abertura e de clics, como, por exemplo, a melhor hora para colocar o news na caixa do nosso seguidor. Praticamente um trabalho de formiguinha digital, que mostra seus resultados. Assim elevamos para acima de 25% a taxa de abertura.”, demonstra Cristiano.
Indexações à parte, em 2013 Promoview cresceu mesmo graças ao conteúdo publicado e a qualidade da equipe que leva este material ao ar.
Começando pela cobertura específica de Promo Activation no Cannes Lions, realizada em Junho pela Ariane Feijó, que, em 2013, trouxe além de textos e fotos, matérias especiais em vídeo, publicadas com delay de, no máximo 30 minutos após a captação.
Nossa equipe na Riviera ganhou o reforço de Tony Coelho, nosso colunista que retrata semanalmente por meio de artigos a realidade que cerca a atividade promocional.
O Tony e a Ariane lançaram nosso Anuário de Marketing Promocional, bilingue.
Feliz coincidência, o Brasil faturou seu 1º GP em Promo & Activation.
Clique na imagem e assista este momento histórico
“Creio que conseguimos levar ao Brasil o clima do Palais, na França, com depoimentos de profissionais brasileiros especializados em marketing promocional. O número de pessoas que acompanhou as publicações mostrou que acertamos de novo”, comemora Ariane.
A participação de mais de 100 agências e a repercussão positiva da distribuição para mais de 2.000 empresas mobilizou o mercado e Promoview já prepara a publicação do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional já nos primeiros dias de 2014, desta vez bilingüe, com 6.000 exemplares que serão distribuídos no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Mas toda esta colaboração soma-se a outros conteúdos especializados do multifacetado mercado de marketing promocional, atualizados diariamente, supervisionados por craques em suas áreas de atuação como o Jorginho Medauar, e o Edmundo Monteiro, ambos na área do incentivo e do relacionamento, que muitas vezes não são caracterizadas como ações promocionais, mas que tem ocupado cada vez mais verba no planejamento das empresas, ampliando a participação no bolo do marketing.
Este trabalho de atualização segmentada proporcionou importantes contratos de patrocínio de canais, modalidade onde as empresas exibem com exclusividade banner´s e vídeos associados ao conteúdo segmentado. Por isso, a partir de Novembro e durante 2013 a Top Service é patrocinadora do Canal Promoincentivo e a M.Checon assina o Prêmio Promoview | Produtores
Mas não para por aí. O foco em todas as especialidades é apresentado em canais como o Promojuris fornecido pelo escritório comandado pelo Dr. Paulo Focaccia, advogado considerado entre os maiores especialistas em direito aplicado ao mercado de comunicação do País, e o Trade Inteligente, apresentado pelo João Riva.
As ações do marketing esportivo também tem espaço garantido no Promosports e as últimas novidades Feiras & Estandes são apresentadas pelo Andres Acera, fotógrafo escolhido por dez entre dez montadoras para clicar os estandes, verdadeiras obras primas da arquitetura promocional, montados semanalmente nas centenas de feiras realizadas pelo País.
A sustentabilidade aplicada às ações promocionais também tem atualização diária mesclada com artigos da Flávia Goldenberg apresentadas nos canais Promoverde e Promosustentável.
Esta verdadeira seleção de conteúdo com foco no marketing promocional serve de moldura para os grandes destaques do site: as ações realizadas pelas centenas de agências de marketing promocional em todas as cidades do Brasil, que registram e enviam suas ações para publicação no Promoview. O resultado de tudo isso são os mais de 30 posts diários, ricamente ilustrados com fotos e vídeos que vão ao ar com impecável padrão de qualidade editorial.
Novos formatos valorizam profissionais do live marketing
A busca constante visando atrair a atenção do mercado para o trabalho dos profissionais brasileiros de live marketing fez surgir o formato a Capa de hoje.
Diariamente, às 9hs,uma nova capa é publicada no perfil do fecebook com os principais posts da atualização diária do site. O topo da pagina traz todo dia a foto de um profissional contando as novidades do seu trabalho.
Atualizamos para o mercado de marketing que é seletivo e exigente”, explica Júlio Feijó Neto, fundador do Promoview. “Por isso trabalhamos orientados a criar ondas permanentes de inovação para que o modelo bem sucedido que desenvolvemos não permaneça estático. Esta tarefa é facilitada porque trabalhamos com uma equipe brilhante, que ama o que faz”, conclui.