O mercado publicitário brasileiro tem apresentado um otimismo crescente. Em 2024, a expectativa é que o setor atinja US$ 15,6 bilhões, consolidando o Brasil como o país com a maior taxa de expansão em investimentos publicitários entre os 12 maiores mercados monitorados pela Dentsu, com um aumento de 12,3%.
A alta no investimento da publicidade requer que o setor se mantenha competitivo e utilize cada vez mais tecnologia para oferecer soluções que impactem positivamente na experiência dos consumidores, seja no ambiente físico ou online. E os dados e insights são fundamentais para cumprir essa missão, acompanhados, porém, da personalização e estratégias omnichannel, que redefinem a interação entre consumidores e marcas.
Há muito tempo se reconhece que dados e insights são fundamentais como norteadores para tomadas de decisão, mas quando inseridos no contexto de publicidade, eles possibilitam o desenvolvimento de soluções criativas que vão além dos anúncios tradicionais, promovendo conexões genuínas e transformando a jornada de compra do consumidor em um processo muito mais assertivo.
Um exemplo disso é o que a área de negócios, publicidade e retail media iFood Ads desenvolve ao utilizar insights gerados por milhões de interações diárias para co-criar junto às marcas campanhas personalizadas, analisando no detalhe o comportamento dos mais de 55 milhões de consumidores. Para isso, utilizamos diversos algoritmos de recomendação, por meio de IA, que entregam produtos e ofertas de acordo com o perfil do usuário, oferecendo informações relevantes como top itens de menor preço por loja, top itens com maior desconto e histórico de compra do usuário.
A personalização via recomendação teve um impacto significativo, com um aumento de até 323% no CTR do checkout, graças ao nosso algoritmo avançado. Essa é a exemplificação perfeita de como a área consegue criar conexão com o cliente e dessa forma oferecer produtos relevantes para marca e público final, com resultados tangíveis.
Além disso, essa transformação não se restringe ao ambiente digital, ela também impacta o varejo físico e eventos — e quando ações nesses ambientes são realizadas em conjunto, elas são ainda potencializadas e ganham força: seja em alcance, visibilidade ou conversão.
No digital, tecnologias como inteligência artificial e machine learning estão personalizando a jornada do consumidor, desde a descoberta do produto até a compra final. E-commerce com canais publicitários além integrados facilitam o alcance de públicos de forma eficaz e mensurável. Isso também se aplica quando falamos sobre a importância de utilizar estratégias 360 de comunicação que, ao mesmo tempo que promovem uma experiência completa ao usuário, sejam escaláveis para o negócio.
Pensando nisso, o iFood Ads criou uma divisão focada em desenvolver soluções criativas e personalizadas para cada marca, permeando toda a jornada do consumidor fora e dentro do aplicativo, que pode abranger diversos canais no app, seja mercado, restaurantes, farmácias, pets, shopping e conveniência. Os projetos são conduzidos por uma equipe de business insights, planejamento estratégico e produto, além de um time criativo in-house.
No ambiente físico, inovações como beacons, displays interativos e realidade aumentada estão criando novas formas de interação que elevam a experiência com os consumidores. Essas tecnologias tornam a experiência de compra mais dinâmica e personalizada, conectando o mundo físico ao digital. Por exemplo, no Rock in Rio Brasil 2024, o iFood criou uma ativação no festival que transportou as listas dos artistas Mc Cabelinho, Luiza Sonza e Jão, que estavam disponíveis no aplicativo como produto oficial do RIR, para um game que permitia os usuários ganharem acesso ao VIP ou produtos de marcas relevantes no mercado durante o evento.
Nesta oportunidade, os usuários tinham que encontrar, entre vários itens, os produtos corretos de cada lista no menor tempo para ganhar prêmios. Os jogadores tinham que colocar os itens corretos de grandes marcas da indústria como Seara, Unilever, Bacio di Latte, Colgate, Mondelez, Coca-Cola, Heineken, Red Bull e PepsiCo — mesmas disponíveis no app — no carrinho em até 30 segundos, finalizar a compra e descobrir o prêmio. Como resultados dessa ação, que englobam on e off, o iFood registrou um crescimento de 23% no GMV diário médio dos itens ativos no app, em comparação aos três meses anteriores. O evento gerou 349 milhões de impactos através de mídia online e offline.
À medida que a publicidade se expande e o mercado se torna mais competitivo, as marcas precisam ajustar suas estratégias para explorar ao máximo o potencial da publicidade e retail media. Contudo, é essencial que isso enriqueça a experiência do consumidor. A chave para isso está na adoção de novas tecnologias aliadas ao uso estratégico de dados e insights, possibilitando campanhas centradas no cliente que proporcionem valor real à sua jornada. O foco deve estar na personalização e conveniência, pilares que exemplificam o futuro da publicidade.