Ano novo e junto vem os recomeços. Por isso a Score Retail – empresa especialista de retail e shopper experience da B&Partners.co – e a Hibou publicaram o primeiro Pulso de 2022 ( veja aqui na íntegra ) medindo as expectativas e tendências do primeiro trimestre de 2022 tendo como base as respostas de 1.800 pessoas.
Metade dos brasileiros (50%) deseja ganhar mais dinheiro em 2022, além disso 13% aguardam uma vaga de emprego, e 12% não estão satisfeitos e desejam mudar de emprego.
Em relação ao consumo para o ano, 53% dos entrevistados responderam que será ‘Buscando Promoções’, 51% ‘Economizando em tudo que posso’ e 35% ‘Cuidando da pele, looks e cabelo’. Quanto ao gasto, 39% disseram que irão gastar menos que em 2021, 25% gastarão o mesmo e 12% mais que em 2021. Ainda sobre as economias, 52% iniciam o ano com as contas em dia, 36% com alguma dívida e 12% com dinheiro sobrando.
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As dívidas dos consumidores se dividem em:
2% Até R$100,00
5% Entre R$100,01 e R$500,00
24% Entre R$500,01 e R$2.000,00
24% Entre R$2.000,01 e R$5.000,00
19% Entre R$5.000,01 e R$15.000,00
26% Mais de R$15.000,01
Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo, usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer, aponta a pesquisa. Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021. 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas.
Por fim, o Pulso abordou se existem planos de adquirir um bem durável atualmente ou nos próximos 18 meses:
Carro: 24%
Imóvel: 23%
Eletroeletrônicos: 17%
Moto: 3%
“Começamos o ano com algumas incertezas, por isso os consumidores estão com uma mentalidade mais econômica e cautelosa. Com o cancelamento do Carnaval, os planos de viajar ainda devem mudar mais e alguns hábitos de 2021 ainda vão permanecer, como as compras online, a busca por promoções e cupons e o streaming em alta. O relacionamento com o consumidor ainda terá muitos pontos de contato no mundo digital por isso a busca por entretenimento irá aumentar cada vez mais, tanto no online quanto no físico.” comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail