Parte de sua nova estratégia global dentro do esporte, a Puma anunciou no início deste ano que iria reorganizar seus esforços no mundo do basquete para começar a incomodar uma de suas grandes rivais: a Nike.
Para isso, começaria a olhar com atenção não somente para a China, onde a modalidade cresce rapidamente, mas também para os Estados Unidos, país onde a marca não tem presença na modalidade há quase duas décadas.
Se ela já esbarra em um acordo entre NBA e o swoosh válido até 2025, a alemã optou pela categoria feminina da Liga de Basquete mais famosa do mundo.
A Puma anunciou na última semana que é a nova patrocinadora da WNBA. Pelo acordo, a marca alemã será o calçado oficial da Liga e já contratou sua primeira embaixadora, a armadora do Dallas Wings, Skylar Diggins-Smith, para promover a parceria pelo resto da temporada. A jovem de 27 anos de idade utilizou o modelo Clyde Court Disrupt no sábado, por ocasião do All-Star Game da WNBA.
Importante destacar que não se trata de uma obrigatoriedade e não irá envolver o uniforme, que é de exclusividade da Nike. Atletas com contratos com outros players seguirão utilizando calçados de suas respectivas parceiras. Pelo acordo, a Puma desfrutará de amplos direitos de marketing, como utilizar a identidade da Liga em suas campanhas e produtos, ações de relacionamento, além de ter a possibilidade de apresentar suas novidades para a modalidade de antemão para todas as atletas.
No basquete, o último contrato assinado pela Puma com um jogador da NBA foi em 1998, com Vince Carter. Com estes esforços, e muitos que ainda virão, a marca quer começar a incomodar as duas grandes rivais, Nike e Adidas, em breve.