A voz tem ganhado cada dia mais terreno quando se pensa nas diversas inovações humanas da atualidade. Com a pandemia do Covid-19 que provocou a necessidade das medidas de distanciamento social e isolamento, a forma como utilizamos as tecnologias em sociedade também mudou.
A comunicação oral fornece possibilidades, nas tecnologias, por meio de nosso movimento de reconexão, ao oferecer uma experiência não-tátil, mas sensorial: o comando de voz.
Ouça! Podcast B.O do Marketing investiga relevância da voz
O brand experience é uma ferramenta que traz mais valor à imagem das marcas por meio de estímulos sensoriais no contato com elas, para despertar emoções, sentimentos e experiências exclusivas nos consumidores.
Em 2011, surgiu a Siri, a primeira assistente de voz criada pela Apple, nos Estados Unidos. A tecnologia foi adaptada para a língua portuguesa e hiperconectou e facilitou a vida de muitas pessoas a partir de 2015.
Amazon e Google fizeram o mesmo e criaram seus próprios assistentes de voz em seguida e abriram o caminho para a comunicação através da IA, com seus smart speakers.
No brand experience isso não poderia ser diferente: 91% das empresas e marcas do planeta todo estão realizando grandes investimentos nas tecnologias sonoras. Alguns dados apoiam essa movimentação do mercado:
- Estima-se que, até 2023, haverá cerca de 8 bilhões de assistentes pessoais de voz no mundo.
- A precisão da pesquisa por voz no Google é de 95%.
- A assistente de voz Alexa responde a mais de 100 mil comandos.
- A estimativa de produção dos podcasts ao redor do mundo, até o fim de 2021 é de 15 bilhões de horas de conteúdo.
- 54% da população brasileira compreende a importância da funcionalidade, segundo pesquisa da Ilumeo, em 2020.
Com tudo isso em mente, as marcas compreenderam a necessidade urgente de tornar suas mensagens mais humanas e fazê-las serem ouvidas por meio da potência modular dos graves no storytelling, num caminho sem volta para a digitalização do consumo.
A fórmula para um grande engajamento passa por recursos responsivos de áudio, a presentes no Facebook e no Twitter, além das linhas de expressão sonora revolucionadas pelo TikTok.