Por Mariana Magalhães Tomio
Todo mundo sabe que uma boa ação promocional começa por um bom briefing. E um bom briefing começa por onde?
Alguns podem dizer que é pela definição do problema de comunicação. Outros, pela clareza das informações sobre produto, serviço e público-alvo. Certamente, esses são pontos da maior relevância, mas tem um dado vital que não tem recebido a devida importância: a verba.
Quando um cliente diz que quer gastar “o mínimo possível”, ele deixa no ar uma das respostas mais cruciais para quem vai planejar e criar a sua comunicação. Inicia-se aí, muitas vezes, um cansativo processo de tentativa e erro até que se chegue a um número real, o que pode gerar desgaste, sem contar o desperdício de tempo.
Existem mecanismos eficientes para se definir a verba de um projeto, campanha ou ação de marketing promocional. Antes de mais nada, o investimento tem que ser condizente com a importância do que se deseja comunicar.
Investir o “mínimo possível” nessa hora, é arriscar-se a comprometer aquilo que é mais importante em qualquer estratégia: os resultados. O mesmo profissionalismo que se tem na hora de pensar todos os detalhes que cercam o seu produto ou serviço, deve estar presente na hora de divulgá-lo para o seu consumidor.
Mensurar o investimento em comunicação com responsabilidade, lá no início do processo, com certeza trará resultados mais assertivos e será um balizador para que a agência desenvolva a melhor estratégia, dentro da realidade do cliente.