Todas as profissões estão passando por fortes transformações em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas qual será o futuro do publicitário? Recentemente, o Google anunciou que passará a bloquear anúncios que parecem spam ou intrusivos a partir do dia 15 de fevereiro.
A ideia é entregar uma experiência melhor on-line e o Google deixará de exibir anúncios que não se enquadrem no padrão determinado pela Coalizão por Melhores Anúncios. A atitude força os publicitários a pensarem em soluções diferentes e oferecer campanhas mais inteligentes e agradáveis aos consumidores.
Um estudo global da Tata Consultancy Services, realizado em 13 setores da indústria, mostrou que cerca de 30% das empresas acredita que o maior impacto da Inteligência Artificial (IA) até 2020 será em vendas, marketing ou atendimento ao cliente. Hoje já é possível criar anúncios que são adaptáveis de acordo com a reação das pessoas em um ponto de ônibus. Com o tempo, cada vez mais a AI estará presente na publicidade para melhorar e aumentar os resultados das campanhas. O papel do profissional irá se modificar de acordo com o desenvolvimento dessas novas ferramentas.
Nesse 1º de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário, e, agora, mais do que nunca, eles terão que se reinventar.