Experiência de Marca

Quanto a participação no BBB23 contribui para o potencial publicitário dos brothers?

A casa mais vigiada do Brasil fechou as portas e todos os anos a participação dos brothers influencia diretamente no potencial publicitário dos participantes. Essa influência pode ser positiva ou negativa, tudo depende das movimentações da casa ao decorrer das semanas.


Nesta edição do Big Brother Brasil, metade dos participantes formaram o Camarote, como já é de costume desde a edição de 2020, e, então, já eram conhecidos pelo público, ou seja, naturalmente o potencial publicitário de alguns deles já era considerado alto no momento da entrada no programa. 

De acordo com análise produzida pela IMO Insights, na décima segunda semana de programa, os integrantes apontados com maior interesse do público em continuar acompanhando a carreira mesmo após o término da edição foram: Bruna Griphao, Aline Wirley, Gabriel Santana, MC Guimê, Fred Bruno e Domitila Barros.

Fred Nicácio, Marvvila, Key Alves e Antonio Cara de Sapato são camarotes que tiveram menor interesse do público no que toca o acompanhamento mesmo após o programa terminar. Apesar disso, Fred Nicácio apresenta um aumento do patamar de interesse do público a partir da décima semana, o que pode indicar uma tendência de maior interesse daqui para frente. 

Por outro lado, Key Alves e Cara de Sapato vinham despertando cada vez menos o interesse do público, especialmente a partir da semana 8. Além disso, Fred Bruno e MC Guimê também apresentaram uma queda no patamar a partir da semana 12, apesar de serem ainda indicados como participantes que o público deseja acompanhar após o programa.

Agora, entre o grupo dos pipocas, os anônimos da edição, Amanda, Larissa e Sarah são os maiores destaques, pois além de apresentarem o maior interesse entre o público em continuar acompanhando a vida após o programa, seguem em tendência de crescimento chegando aos maiores patamares de importância até a semana 12.

“Quando analisamos o potencial publicitário dos participantes do Camarote e Pipoca, Bruna, Larissa, Gabriel Santana, Aline, Domitila Barros, Amanda e Sarah contam com o maior potencial. Larissa, Aline, Domitila e Sarah foram as participantes que apresentaram uma forte tendência de crescimento na reta final da edição”, analisa Carol Bonometti, Sócia e Data Connector da IMO.

Potencial publicitário TOP3

Amanda foi a vencedora do BBB23, com mais de 68% dos votos do público, seguida por Aline e Bruna. A única participante Pipoca a chegar no TOP3, Amanda conquistou uma grande base de fãs (70%). “Quando analisamos os atributos que levaram a médica ao posto de campeã do programa verificamos que ela é fortemente associada à imagem de boa moça, confiável e inteligente”, elabora Carol.

Aline Wirley, que conquistou o segundo lugar, conta com os atributos relacionados à uma mulher batalhadora, que cuida dos outros, simples e humilde. Bruna Griphao, que ficou em terceiro lugar, se destaca em atributos voltados a imagem estética e é a única participante do pódio com atributos mais negativos, como arrogante e descontrolada, devido ao envolvimento em brigas e discussões dentro da casa. 

As três participantes contam com um bom potencial publicitário, já que o público aponta que quer acompanhá-las mesmo com o fim do programa.

Fotos: Divulgação/ Globo e IMO Insights