Dois dos mais cultuados produtores de queijos especiais do país vão fazer parte das opções gastronômicas do festival DUM DAY VI, que acontece dia 23 de julho no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer. Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra (MG) e Diego Martins, da Caseirinho Queijos Especiais (SP), trazem ao evento suas saborosas criações.
A Capim Canastra é conhecida por fornecer para restaurantes de chefs como Alex Atala, Henrique Fogaça e Olivier Anquier, entre outros. O evento acontece do meio-dia às 22h e a entrada, que dá direito a um copo exclusivo da festa desenvolvido pela Cristal Blumenau, é de R$ 50, no segundo lote.
A Capim Canastra apresentará seu queijo, o primeiro brasileiro premiado no Mondial du Fromage de Tours, lavado com a cerveja Petroleum. Serão 50 peças produzidas com a bebida, que deu um sabor mais adocicado e de textura suavizada. O queijo tradicional da marca também estará à venda. Com tradição de 250 anos, a produção de queijo na Serra da Canastra, em Minas Gerais, virou uma indicação geográfica tombada como patrimônio histórico, com produção muito restrita.
Martins, da Caseirinho, fará uma aula-show de produção, com técnica que aprendeu aos 12 anos com receita de família. Ele irá filar o queijo na hora, ou seja, esticar a massa para depois fazer os nozinhos e tranças. O queijeiro expõe também a Próvola, peça que se assemelha ao Provolone mas com diferente fermentação e sem ser defumado. Fecha as apresentações o queijo mantegueiro, com manteiga produzida a partir do creme do soro do queijo e servido dentro da peça.