Experiência de Marca

Quem é quem na Copa do Mundo no Brasil?

Promoview foi em busca de saber quem está colocando de pé as ações que dão vida às marcas na Copa do Mundo que vai catalisar todas as atenções pelos próximos 30 dias. Conheça as empresas e profissionais do mercado promo que estão suando a camisa fora de campo de Norte a Sul do País.

A bola rolou para o Mundial de futebol no Brasil. De Norte a Sul as agências brasileiras de marketing promocional e live marketing não têm o que reclamar. A Copa vai realmente incrementar o faturamento de muitas empresas do setor.

E agora, que o jogo começou, vai sendo possível visualizar quem é quem no cenário promo desta temporada única aqui no Brasil.

“Agora não tem mais o que reverter e podemos falar livremente”, confirmou à nossa reportagem uma empresária do setor envolvida com diversas operações nas 12 cidades-sede.

Foto: Divulgação.
A Copa do Mundo começou, e, com ela, as ações de live marketing mostram o seu valor.
A Copa do Mundo começou, e, com ela, as ações de live marketing mostram o seu valor.

O fato é que são centenas de operações de todos os tipos, espalhadas por aeroportos, áreas ao redor dos estádios, Fan Fests, Hospitality Centers, hotéis, mansões, espaços de eventos e pontos de venda. Tanto que a editoria de live marketing do Promoview decidiu que este post continuará sendo atualizado até que tenha sido possível mapear 100%  das operações no País, cujo material terá destaque no Anuário Promoview 2015.

Segundo avaliação dos próprios executivos das agências promo, o incremento deve ser na ordem de 20%. Pela mesma estimativa, cerca de 10.000 profissionais de produção e prestação de serviços estão envolvidos diretamente com as ativações. Oitenta por cento de todo o investimento em promo está concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo, seguindo a lógica de priorização de investimentos.

CEO Rodrigo Rivellino_Foto_(Foto: Divulgação/Agência Aktuellmix).Rodrigo Rivellino (foto) destaca a complexidade de atuar em 12 sedes simultaneamente e do expertise necessário para isso. “O Brasil é um continente. A verba foi definida e não há contingência. Operar por mais de 30 dias administrando situações que surgem em cada local, mantendo-se dentro do budget, não é tarefa fácil e nesta hora percebe-se claramente o motivo da existência das agências como as nossas. Se você não tem experiência nisso, o resultado pode ser assustador e prejudicar o investimento do cliente.”

“É preciso ter cuidado redobrado mesmo naquelas operações mais básicas que estamos acostumados a fazer. O fator Copa pesa e por isso nossa agência foi escolhida pelas agências de São Paulo para cuidar das ações aqui na Região Nordeste, sempre com o acompanhamento de um coordenador vindo de lá”, informou à reportagem Vanessa Moreira, diretora da 3Promo de Salvador, uma das agências que recebeu a responsabilidade da operação das principais ações em Salvador, Natal e Recife.

A fórmula pop-up inspirado na tendência internacional de Rooftop-Bar  que surgiu no mercado brasileiro em Janeiro pela Hands para Heineken voltou com força e é o destaque desta copa. As principais ações revestem tradicionais locais de concentração e recebem convidados, especialmente nos jogos do Brasil. Os locais são espaços para Day-Parties e muita movimentação. E o gift está presente em todas as situações. Mais ou menos sofisticado, ele mostra sua utilidade e carrega as marcas de todos os patrocinadores nas mãos de convidados de todas as partes do mundo.

Veja quem está atuando no Mundial:

A VERA!: Terraço Lagoa Lounge, ação proprietária,  no Rio de Janeiro, o espaço exclusivo no período da Copa concentrará tudo o que um bom carioca gosta: futebol, gastronomia e lifestyle. Lá, o pontapé inicial já foi dado e a festa segue até o jogo final, no dia 13/07.

terra lagoa_AVERA 9

aktuellmix: A agência criou e está executando o espaço Commercial Display da Coca-Cola dentro dos Estádios em 11 cidades-sede das Copa do Mundo. Está também ativando o “Oi Galera”, onde criou e está executando o espaço na Fifa Fan Fest no Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo.

M|Checon: A agência produziu o evento Festival Fifa Football for Hope, que aconteceu paralelamente à Copa do Mundo, e reuniu 32 times de jovens pertencentes a organizações de base de todo o planeta para um campeonato. O Festival ocorreu de 02 a 10/07 no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. Além de jogos, o programa contou com uma série de atividades culturais e educacionais para as delegações, como o Fórum Jovem, apresentações culturais de dança, música e workshops de capacitação dos participantes.

Esfera: A agência integra um consórcio que é responsável pelas principais áreas do estádio Mané garrincha em Brasília: Centro de Ingressos, área Satélite de descanso para voluntários, Centro de Credenciamento, Centro de voluntários, Programas para a Juventude, Refeitório dos Funcionários Terceirizados, Salas de patrocinadores, Escritórios Gerais COL, Postos Médicos, Escritório Geral da Fifa, Salas de Segurança (PM, PF e Bombeiro) Centro de Imprensa do Estádio, Sala de conferências de imprensa, Vestiários, Campo de jogo, Tribuna de Imprensa e todos os acessos ao estádio.

b!ferraz: Hospitality da Apex-Brasil. Os esforços serão focados no espaço de Hospitality, para promover a geração de negócios sustentáveis por meio de eventos de networking, em que as relações entre os empresários brasileiros e estrangeiros serão fortalecidas.

Banco de Eventos: Hotel Budweiser e Hotel Hublot no Rio de Janeiro e Brahma Deck em frente ao Maracanã. Arquibancada Itaú dentro dos estádios; Mc Donald’s na área de Hospitality Center no Maracanã; Budweiser na área de Hospitality Center no Maracanã. Para realizar todas estas ações foi realizada  a contratação de mais de 900 profissionais, entre técnicos, cenógrafos, produtores, coordenadores, produtores, recepcionistas, artístico, segurança, limpeza e etc.

Foto: Divulgação.
hotel budweiser_copa do mundo

Invent: Vila do Neymar Jr. em shoppings brasileiros. O cenário é uma grande e simpática vila, com espaços que simbolizam a rotina do atleta na infância. Os pequenos poderão visitar, com um guia, diversos ambientes da Vila como a escola, o campinho de futebol, o salão de cabeleireiro e também a casa do jogador.

Marcativa: Mansão Budweiser em Salvador. A mansão Solar Cunha Guedes, construída no Século XIX, e localizada em uma das regiões mais nobres de Salvador – o Corredor da Vitória -, foi especialmente customizada para atender o público durante os jogos.

Netza: Vivo no ambiente do Hospitality Center no Itaquerão. Os pontos de encontro, espaços de relacionamento para clientes e parceiros estratégicos da companhia estão instalados em hotéis de oito cidades – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), em 47 jogos do Mundial.

Foto: Divulgação.

hospitality center vivo netza

OutPromo: Continental no ambiente do Hospitality Center das 12 cidades-sedes.

TV1: Fifa Fan Fest no Vale do Anhangabaú em São Paulo.

Porque Marketing: A agência levou o clima de Copa do Mundo em uma ação no canteiro de obras do empreendimento Hemisphere 360° da Queiroz Galvão na Capital baiana. A equipe iluminou todas as noites as três torres, ainda em construção, com as cores do Brasil.

SRCom: Fifa Fan Fest Copacabana. Um telão de 133m² foi instalado, proporcionando a visibilidade dos jogos em HD para os torcedores que não tiveram a chance de assistir às partidas no estádio.

Zerotrês: A agência realizou várias ações proprietárias no Rio de Janeiro, OI Torcida Brasil (patrocinadores Oi, Ambev, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, outros menores), Marina da Glória Festival (patrocinadores Oi, Ambev, outros menores). Copa da Boa, ativação de 25 ruas da cidade, quatro escolas de samba, com transmissão, shows e estrutura (Ambev), além da montagem e ativação do Stand da Brahma no Fifa Fun Fest (Ambev).

Tudo: O projeto “Batucada de Coração“, que recolheu a batida do coração de torcedores do País todo para a campanha do Itaú e dentro das Fan Fests, serão duas iniciativas de live marketing: o ‘Banco da Seleção’, que está presente em quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte) e ‘Convocação’, que está nas outras oito sedes (Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Manaus, Recife, Natal e Salvador).

Cubo Itaú.
Cubo da Transformação do Itaú.

 Fazer Eventos e Merchandising:  AmBev na Arena Fonte Nova (Salvador), merchandising em pontos de venda e promoção de venda no autosserviço em Salvador.

Mais Live Mkt: Como coligada da Benza no Tour da Taça em Goiânia e Palmas.

Free Space: A agência está realizando ações para a Cemil, recebendo os passageiros dos aeroportos de Belo Horizonte e Fortaleza com uma ação que, além de distribuir as bebidas Cappuccino Ice e Grãos ancestrais, distribui também brindes: as pessoas têm a chance de ganhar o mascote de pelúcia, pendrives e squeezes rodando uma roleta na TV interativa localizada nas salas de embarque e desembarque. Há também a distribuição dos mesmos produtos no entorno do Mineirão em dias de jogos.

Free Space
Free Space em ação nos aeroportos.

Case Marketing: Fifa for Hope utilizando sistema Pixman no entorno e áreas internas e na área de Hospitality Center no Maracanã integrando as ações da One Stop, área promo do grupo Total on Demand.

Clubbe TGT: Ativação da tequila José Cuervo (Aurora) em bares de Salvador em parceria com a Red Action.

Fox Promo: ativação da Johnson & Johnson na Fan zone da Arena da Baixada em Curitiba.

Fermento Promo:Caixa Fun Zone nos aeroportos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Fun Zone Caixa em Confins.
Fun Zone Caixa em Confins.

Figer 360: Ministério do Comercio Exterior do Equador com stand em shopping e ações em bares de Brasília e Turismo da Espanha (orgao do governo espanhol) com ações no Memorial de Curitiba e no Instituto Cervantes, em São Paulo.

Innova: Bandeirões nos prédios da Vivo no Rio de Janeiro e São Paulo.

MashUp Agência: Campanha de vendas da Cosan Lubrificantes; recepção de executivos convidados estrangeiros da Cosan Lubrificantes nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

Cacau: Responsável pela ação da Coca-Cola que presenteia seus clientes com ingressos para os jogos da Copa do Mundo. No dia dos jogos, os convidados se reúnem nos “esquentas” em bares e restaurantes e depois são levados para os estádios, onde assistem os jogos nos camarotes da Federação.

Todo planejamento, criação, execução e eventos está sob os cuidados da agência, tais como escolha do local do esquenta, comunicação, cenografia, controle de RSVP, credenciamentos da Fifa, logística de ingressos  até o acesso dos convidados aos camarotes e retorno dos convidados após o jogo.

Os participantes participam de um "esquenta" antes de irem ao estádio.
Os participantes participam de um “esquenta” antes de irem ao estádio.

3Promo: Johnson & Johnson e Itaú no ambiente da Fan Fest Salvador e O Boticário para Opção X.

Up Time Comunicação: Atendimento à Caixa Econômica Federal no Acampamento Farroupilha da Copa em Porto Alegre.

WF Promoções e Eventos: Responsável pela reforma e ambientação de PDVs da Coca-Cola no entorno da Arena Fonte Nova e pontos turísticos de Salvador.

Atabaq: Serviços de marketing promocional ativando Claro HDTV em bares, restaurantes e academias de Salvador.

Fornecedores

Lado a a lado com as agências promo estão os fornecedores. É impossível dissociar estas empresas, umas das outras. Neste segmento, temos a M|Checon. Foi deles toda a estrutura do evento de abertura no Itaquerão, com destaque para bola multimídia da Adidas.

Foto: Douglas Magno.

cerimonia abertura copa do mundo_foto_Douglas magno

Sobre as críticas ao evento, Marcelo Checon declarou à reportagem do Promoview que entende o fato do público esperar outro tipo de abertura, mas que a sua equipe entregou brilhantemente aquilo que foi ‘brifado’.

“Estamos há dez anos no mercado, e, graças a isso, executamos os maiores eventos no Brasil. A abertura da Copa criada pelo Franco Dragone foi um grande desafio, especialmente pela questão da TV. Fazer uma cenografia em uma hora para montar, e 21 minutos para desmontagem e limpeza, após quatro meses de ensaio, sob sol e chuva, num ambiente inseguro, por conta do estádio não estar pronto, é um prêmio para todos os profissionais da M.Checon, cujo único objetivo foi entregar com excelência o que foi demandando pela agência Team Spirit. E ainda temos pela frente a cerimônia de encerramento dia 13 de julho.”, declara Marcelo.

Enquanto se prepara para este evento, a equipe da M.Checon trabalha 24h acompanhando manutenção e andamento dos projetos entregues em parceria com as agências. “Fizemos Mc Donald’s no ambiente do Hospitality Center no Maracanã com a agência Momentum; Football for Hope com agência Total On Demand (One Stop); e o espaço VIP Coca-Cola no Tivoli, em São Paulo, com a agência DIO MKT; e também  Emirates, no Hospitality Center da empresa nos estádios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador numa parceria internacional com a agência Pulse, de Londres.”, finaliza Marcelo.