Experiência de Marca

Quem somos nós?

Somos Live. #somoslivemkt, somos e pronto.

Publicado originalmente em 27/09/2016

—-

A última pesquisa solicitada pela AMPRO e realizada pela SSK Análises, em julho de 2016, mostra que, em plena crise, quando todas as atividades de Comunicação decaíram no investimento do cliente, especialmente publicidade, o Live Marketing, juntamente com o Digital e o Conteúdo, ambos presentes, estrategicamente, entre suas ferramentas, cresceu.

Cresceu 45% e movimentou 4 bilhões de reais em 2015, ano do caos total de nossa economia.

Diria eu que salvamos o mercado de comunicação em 2015 e 2016, dando oportunidade de emprego a muita gente.

Ainda assim, ainda há quem nos chame de “fornecedores”, quem tenha a ousadia de tentar nos colocar na posição de quem não tem estratégia, não pensa, de quem “fornece” aos “donos das ideias” a execução, a entrega, a infra ou a logística. De tal modo que para nos premiar nos toma como quem, de fato, de maneira profissionalíssima e especializada, diga-se de passagem, fornece os insumos, sem os quais eventos e ações não teriam brilho.

Erram, a meu ver, duas vezes: conosco, agências de fato e de direito, que devíamos concorrer entre nós; e com os fornecedores que deviam concorrer com similares, tendo mais condição de ser laureado pelo seu belo trabalho.

Pois bem, imaginam enxergar no escuro com seus olhos de coruja, mas, embora prestigiosos, perdem o bonde da história e do mercado ao não reconhecerem o óbvio.

Mas, como diz, sabiamente, Celio Aschar devemos esquecer isso e tocar nosso barco.

E temos tocado com rigor e ação, como se observa com o lançamento, essa semana, pela AMPRO da Tabela Referencial de Valores para o Live Marketing.

Se você percebeu o nome do documento, não se trata de Tabela de Preços, mas de Valores. E isso, por si só, é uma grande diferença. Estamos falando de valor e não de preço.

As antigas Tabelas de Preço eram, como são para a maioria Instituições que as lançam, uma mera referência de preço sobre as quais o cliente, eterno “pedinte” de descontos, se baseia para propor 70, 80 e até 90% de desconto, aceitos de pronto pelas agências.

Ora, se o preço é 10% do que se coloca, para que Tabela? Cobra-se 30% do valor e se dá 1/3 de desconto que é mais bonito. Não?

Pois bem, a novidade trazida pela AMPRO em sua Tabela estabelece valores, tanto relativos à Taxa de Administração, considerando os diversos budgets, se o trabalho é JOB a JOB ou contrato, equalizando um problema antigo de paridade, como  estabelece, também, valores de hora/homem ou percentuais para funções e JOBs, sendo um dos trabalhos mais sensatos e minuciosos para remuneração de agências com valores mínimos e máximos que já vi. Assim, cada agência séria vai se colocar no patamar que julgar ser o seu.

Falo de agências sérias e não de piratas e agências de fundo de quintal, porque essas ainda vão preferir as velhas Tabelas de Preços, já que elas, as agências, não tem nenhum valor.

Achei a tabela muito boa e razoável. Embora seja natural que alguns ajustes venham a ser feitos devido a regionalidades.

E quem ler esse meu texto, mesmo se for de outro planeta, outros periódicos ou outras praias, pelo que aqui coloco, entenderão rápido que me refiro a um mercado de Comunicação maduro, consistente, constituído de AGÊNCIAS que estão se ajustando ao seu tempo.

Aliás, que estão, em real time, mostrando ao que vieram. Que não tem vergonha de ostentar o seu nome e sobrenome, Live Marketing, porque, hoje, ele as representa.

Não somos full, integrados ou 360, porque sabemos que hoje esses sobrenomes são exigência, e não diferencial, para o cliente. Fazer a Comunicação VIVA é necessidade, não nome bonito.

Seria o mesmo que uma padaria coloca-se depois do nome Panificação X – fazemos pão. Bah, que bom, né. Pensei que fizessem casas.

Somos Live. #somoslivemkt, somos e pronto.

Porque somos o que o cliente quer, o que o consumidor almeja, o que a vida e as sensações exigem. O brand expirience, a experiência única que diferencia marcas, produtos e serviços e lhes atribui valor.

Somos quem vende no PDV, na rua, na ativação, no entretenimento…

Só somos. Somos nós. 

E estamos ao vivo.

Quem está com a gente bate aqui!

Quem não está morreu.

Cuidado com a coruja. A Fênix vem aí.