Experiência de Marca

Rafael Liporace: "Todo job tem de ser tratado como grande"

Para saber um pouco mais sobre a trajetória A VERA!, e como ela tem marcado presença no mercado promo tendo apenas dois anos de existência, Promoview conversou com o sócio-diretor Rafael Liporace. Confira!!!!!

O mercado de live marketing tem mostrado cada vez mais sinais de crescimento e expansão. O Brasil se tornou um polo para essa estratégia, e, as marcas, por sua vez, têm percebido grande potencial na ativações.

Nesse ritmo, agências especializadas têm surgido em grande escala, e, muitas delas, apesar de relativamente novas, têm demonstrado responsabilidade, criatividade e inovação durante as ações. É o caso da A VERA!, lançada em 2013 pelos sócios Rafael Liporace e Rômulo  Groisman.

Apesar do pouco tempo de vida, a agência já é reconhecida no País devido à realização de projetos proprietários como o Terraço Lagoa na Copa do Mundo, em 2014, e, mais recentemente, o Camarote Rio, no Carnaval da Marquês de Sapucaí.

Para saber um pouco mais sobre a trajetória A VERA!, e como ela tem marcado presença no mercado promo tendo apenas dois anos de existência, Promoview conversou com o sócio-diretor Rafael Liporace. Confira!!!!!

RAFAEL LIPORACEPromoview: Estamos às vésperas dos Jogos Olímpicos e sabemos que vocês estão com uma estrutura armada para atender projetos de várias empresas simultaneamente. Conte um pouco sobre o expertise de vocês neste mercado.

Rafael Liporace: Estamos nesse mercado há 12 anos e sempre nos prepararmos cada dia melhor. Falando especificamente dos Jogos, fizemos alguns projetos de grande porte para nos dar expertise ainda maior. O Terraço Lagoa na Copa e o Camarote Rio, no Carnaval, demonstraram a nossa força e preparo para atender bem as marcas e pessoas em grandes eventos.

Promoview: Ultimamente percebe-se um viés em realização de projetos proprietários. Primeiro foi o Terraço Lagoa na Copa do Mundo, e, mais recentemente, o Camarote Rio no Carnaval da Marquês de Sapucaí. Como foi o processo para conseguir esse façanha?

Rafael Liporace: Apostar e acreditar no produto. Os dois casos foram grandes projetos realizados no Rio e que em sua primeira edição não teve nem patrocinador, aposta mesmo dos sócios. Porém, mostramos que com qualidade, entrega e bom serviço, as pessoas se encantam e pagam por isso. As marcas já perceberam isso e ano que vem estarão conosco nestes projetos. E ainda iremos criar mais alguns, aguardem.

Promoview: Um projeto como o Camarote Rio na Marquês de Sapucaí exige uma verdadeira força tarefa para que tudo aconteça conforme planejado. Como foi a organização da equipe da A VERA! para a realização do espaço? Qual foi o retorno que vocês obtiveram com o Terraço Lagoa e com o Camarote Rio 2015?

Rafael Liporace: Em ambos os casos o resultados que nós queríamos eram as pessoas encantadas e os nossos projetos fossem comentados de maneira positiva pela cidade. Sem dúvida, chegamos a esse objetivo, e, hoje, as pessoas sentem saudades e esperam as novas edições destes eventos.

Promoview: Em abril, a A VERA! comemorou dois anos de existência. Apesar de nova no mercado, a agência já conseguiu grandes conquistas para o portfólio. Como está sendo essa trajetória da empresa? Quais foram os obstáculos e desafios que vocês enfrentaram até agora? 

Rafael Liporace: Na verdade, esses dois anos da A VERA! trazem o reflexo de 12 anos de mercado. Dos nossos acertos e erros, aprendizados e ajustes para que hoje possamos ter uma empresa mais ágil, focada e entregando com a qualidade extrema cada job. Aqui todo job é tratado como grande e com atenção a cada detalhe, por isso acredito que estamos tendo esse resultado.

Promoview: Agora vamos voltar um pouco no tempo. O ano de 2014 foi recheado de ações supercriativas da A VERA!, entre elas: ativações para o reality show A Fazenda; ações sustentáveis para o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido; e um flashmob para divulgar o samba-enredo da Salgueiro, para o Carnaval 2014. Que peso esses projetos tiveram para o portfólio da agência? 

Rafael Liporace: A A VERA! não tem como foco o lucro, e sim a realização de ações e projetos que encantam as marcas e as pessoas. Essa é a nossa missão! Com isso temos um planejamento de realizar um número de projetos que tenham essa pegada, todo ano, dividindo pesos e tamanhos, fazendo com que nossos clientes e produtos estejam sempre em evidência.

Promoview: Ainda em 2014, vocês também se destacaram pela quantidade de prêmios conquistados, entre eles: três troféus no Prêmio Lâmpadas do Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP); Ouro na categoria Melhor Ideia ou Conceito Inovador do Ampro Globes Awards; e três troféus no Festival Ibero Americano de Promociones & Eventos (FIP). Como foi ter o trabalho da agência reconhecido por tantas premiações? 

Rafael Liporace: Reconhecimento é sempre bom, mas o melhor é ver que isso foi feito com cases reais, com entrega, resultado e chegando aos objetivos propostos. Nunca buscamos isso, mas também nunca nos escondemos de sermos avaliados nos prêmios, e, quando ele chega, celebramos muito, pois é o esforço diário de nossa equipe com o aval de nossos clientes que nos permite isso.

Promoview: Para finalizar. Nós gostaríamos que você traçasse uma timeline do mercado promo que você conhece, falando em termos de Brasil, e, lógico, com viés no Rio, onde você atua com mais frequência. Mudou muito? Mudou Pouco? Quais foram os momentos em que o rumo do mercado mudou, se é que mudou, etc… e, finalizando em 2015, quais são suas expectativas para a agência e também para o mercado de live marketing em geral?

Rafael Liporace: Acho que o mercado não mudou! Ele mexeu um pouco para cá, para lá, mas está na mesma. As lideranças são as mesmas, as agências principais também (no Rio isso é diferente pois grandes agências acabaram) e os clientes segurando as ousadias da turma, focando em ações mais convencionais.

O mercado teve momentos que tentou ousar mais, avançou e recuou, e está em calmaria. Talvez ele tenha uma nova sacudida e espero que nesse momento o resultado final seja maior de mudanças positivas.