Experiência de Marca

Raízen renova parceria com Instituto Ayrton Senna

Este será o terceiro ano de parceria de marketing de causa entre a Raízen e o Instituto. Diferentemente dos anos anteriores, é a primeira vez que a ação de marketing sustentável engloba todo o complexo dos postos Shell.

Por meio da plataforma “Litros por Letras”, a Raízen – licenciada da marca Shell no País – vai direcionar parte da renda dos postos de combustíveis no mês de maio para o Instituto Ayrton Senna, instituição que trabalha para qualificar o ensino público em todas as regiões do Brasil.

Este será o terceiro ano de parceria de marketing de causa entre a Raízen e o Instituto. Diferentemente dos anos anteriores, é a primeira vez que a ação de marketing sustentável engloba todo o complexo dos postos Shell.

Foto: Divulgação.
Viviane Senna, CEO do Instituto Ayrton Senna, durante o acordo de parceria.
Viviane Senna, CEO do Instituto Ayrton Senna, durante o acordo de parceria.

A cada abastecimento com produtos da família V-Power (Shell V-Power Nitro+ ou Shell V-Power Etanol), compra de lubrificantes (Shell Helix HX7, HX8 ou Ultra) ou aquisição do combo de hot dog nas lojas Shell Select, ao longo do mês de maio, a Raízen destinará parte da renda ao Instituto Ayrton Senna.

Cerca de 3.370 postos Shell, distribuídos em 902 cidades de 26 estados, participarão da campanha, que vem crescendo significativamente. Com os resultados conseguidos em 2013 e 2014, a parceria já ajudou mais de 400 mil crianças e jovens, com educação pública de qualidade.

“A plataforma Litros por Letras, que tem parceria com o Instituto Ayrton Senna, consolida o compromisso da Raízen com a educação no Brasil. A Raízen, através da marca Shell, acredita na educação e convida seus consumidores a apoiarem essa causa. Temos metas crescentes do número de crianças e jovens favorecidos com a parceria, e neste ano planejamos superar todas as expectativas”, comenta Luciane Matiello, diretora-executiva de Marketing da Raízen.

“A cada ano sentimos que aumenta o engajamento de todos os envolvidos na campanha, dos donos de postos e de seus times aos consumidores finais. Essa grande ação de marketing de causa é uma forma de todos contribuírem com a educação do Brasil sem ter que fazer nada além do que já fariam habitualmente. A Raízen é uma importante parceira para a manutenção e ampliação das nossas ações para qualificar o ensino público brasileiro. Acreditamos que essa ação terá cada vez mais sucesso.”, afirma Marco Crespo, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

Litros por Letras

O mês de maio de 2015 também marca o lançamento da plataforma de apoio à educação da Shell. “Litros por Letras” é o mote que capitaneará todas as ações da marca em prol da educação pública no Brasil.

Executivos e funcionários de diversas áreas da Raízen e Instituto Ayrton Senna estarão nos postos no dia 11 de maio, data que marca a ação “Dia Litros por Letras”. O objetivo é aproximar os colaboradores dos consumidores finais, apresentando o projeto e os produtos da companhia, além de receber sugestões de como melhorar ainda mais a experiência dos clientes.

Campanha Digital

ação de marketing de sustentável Litros por Letras terá foco nas plataformas digitais e tem como objetivo gerar engajamento nas redes e ampliar o número de participantes.  O plano envolve investimentos em grandes portais, além de Facebook, Google e YouTube. Este último será alvo de uma ação especial, na página inicial, no dia 8 de maio.

O grande destaque desde ano será a participação da atriz Maria Fernanda Cândida. Ela será a embaixadora da ação Litros por Letras e também curadora de um livro colaborativo.

Durante todo o mês de maio, os internautas poderão entrar no site da campanha e escrever, junto com a Maria Fernanda Cândido, a história do seu Arlindo. O livro é uma parceria da Raízen com a editora Companhia das Letrinhas, e, a cada semana, novos fragmentos serão incluídos na história, dando um rumo totalmente colaborativo à publicação, que será disponibilizada para download assim que finalizada.

Além de Maria Fernanda Cândido, celebridades como Regina Casé, Hélio de La Peña, Felipe Andreoli, apoiam a causa.

Símbolo “Eu ajudei

Outra novidade este ano é que os consumidores ganharão uma tampinha vermelha para colocar no pneu de seus veículos. Esse símbolo marcará a participação e o apoio do consumidor a campanha Litros por Letras.