Mercados municipais costumam ser importantes atrativos turísticos das cidades brasileiras, mas pouco se sabe sobre as peculiaridades de cada um. Difusores da cultura e gastronomia local, são etapas fundamentais no roteiro de quem deseja se aprofundar no universo regional de um destino.
Com base nisso, o Mercado Municipal de Curitiba foi tema da última edição de outubro do “Encontro de Quem Apoia”, projeto desenvolvido pelo Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) para aperfeiçoamento turístico de recepcionistas de hotéis de Curitiba.
Foto: Divulgação.
“Os profissionais da hotelaria, em especial os recepcionistas, estão entre os primeiros agentes de contato com o turista que chega a Curitiba. Levá-los aos atrativos turísticos para capacitação in loco é promover uma vivência diferenciada que, certamente, se reflete positivamente na orientação que será dada ao visitante que pedir informação sobre a cidade.”, afirma Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.
O Encontro, realizado na última semana, reuniu cerca de 15 participantes de algumas das mais importantes redes hoteleiras da cidade e também de outros segmentos ligados ao setor. A programação contemplou apresentação histórica do Mercado Municipal e visita guiada por Monica Taques, gerente de Eventos da Secretaria Municipal de Abastecimento. “O Mercado não é apenas um local de compra, é um espaço de convivência e de cultura”, comenta Monica.
Semanalmente, cerca de 55 mil pessoas visitam as 362 lojas do espaço. Com 57 anos de história, o Mercado Municipal de Curitiba foi o primeiro do País a ter um setor exclusivo de produtos orgânicos. Mais de 72 mil itens entre alimentos, artesanatos e serviços são comercializados no local que tem como principal característica a mistura étnica, reflexo do perfil da cidade.
A apresentação surpreendeu mesmo a quem costuma frequentar o Mercado Municipal, como Priscila Ogassawara, gerente de locação de temporada da Apolar Imóveis. “Eu frequento o Mercado desde pequena, todos os finais de semana com a família, mas hoje eu descobri coisas novas e muito interessantes que vão agregar ainda mais valor ao que eu vou repassar aos meus clientes.”
Para Caroline Silveira, do Hotel Golden Star, o evento proporcionou uma descoberta. “Estou conhecendo hoje o Mercado Municipal e gostei muito da experiência. Com certeza vou recomendar essa visita com muito mais propriedade e segurança daqui pra frente.”, declarou.
O projeto “Encontro de Quem Apoia” faz parte da campanha “Eu Apoio Room Tax/Doação para o Turismo”, que visa a sensibilização da comunidade em relação importância da contribuição para as atividades desenvolvidas pelo CCVB em prol do turismo local.