Destilados, vinhos e cervejas. Essas bebidas, produzidas em Pernambuco e no resto do Brasil, serão apreciadas e apresentadas ao público no primeiro Salão Internacional de Bebidas do Estado que acontece de 5 a 7 de abril no RioMar Shopping.
O evento, que irá substituir o Salão Internacional da Cachaça, que era bianual, trará mais de 60 expositores incluindo produtos da Paraíba, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Além da degustação e comercialização, haverá ainda palestras e rodada de negócios.
A ideia da Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar), que é quem organiza o encontro, é reunir mais de cinco mil pessoas nos três dias de evento.
“Na rodada de negócios, o comprador interessado será acompanhado por um representante do evento que irá levá-lo até o estande do produtor com o qual ele tem interesse em negociar. Achamos que assim funciona melhor.”, explicou a diretora da Apar, Margareth Rezende.
Entre os palestrantes confirmados, estão o consultor da Apar, Gilberto Freyre Neto, que irá ministrar a palestra “Cachaça: história, cultura e prazer do Brasil”; o presidente da Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais (Apecerva), Filipe Magalhães, que irá falar sobre os “Cenários da cerveja: Pernambuco, Brasil e mundo”; e o médico cardiologista, Hermilo Borba, que abordará o tema “Os benefícios do vinho para a saúde”.
Um destaque desta edição do evento é a divulgação do resultado do Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil que será realizado até 05 de abril no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.
A disputa é focada em vinhos e destilados, sendo considerada uma das provas mais importantes do mundo no segmento e teve recorde de inscrições este ano, somando 580 produtos. “Os contemplados serão conhecidos no Salão Internacional de Bebidas e receberão um selo que valoriza mundialmente o item.”, reforça Margareth.
Ainda segundo Margareth, a entrada para o Salão Internacional de Bebidas, custará R$ 20,00. Se comprada com antecedência, pelo site, custará R$ 10,00. “Nosso objetivo é tornar essa uma data forte no calendário turístico pernambucano. A região Nordeste é a segunda região produtora de cachaça do Brasil, por exemplo, e queremos explorar isso, assim como também queremos apresentar nossa diversidade aos amantes e distribuidores. Temos mais de 20 marcas de cerveja artesanal aqui no Estado que já são consideradas muito boas pelos apreciadores.”, exemplifica a presidente da Apar.
O evento tem apoio da AD Diper, Fiepe, Sebrae, Senac e da indústria Pitú e ocorre nos dias programados sempre das 12h às 22h.
Mais informações pelo site.