Experiência de Marca

Redes sociais alavancam vendas da Tecnisa

O trabalho nas redes sociais desenvolvido pela construtora Tecnisa garantiu 15% das visitas ao site da empresa no primeiro semestre de 2009. Ou seja, os internautas foram direcionados para o site enquanto navegavam pelo blog corporativo, ao receber uma mensagem no Twitter, ao fazer buscas no Google ou serem atraídos por conteúdos postados pela construtora no Flickr, Slideshare, Youtube, Vimeo, Orkut ou Facebook.

O trabalho nas redes sociais desenvolvido pela construtora Tecnisa garantiu 15% das visitas ao site da empresa no primeiro semestre de 2009. Ou seja, os internautas foram direcionados para o site enquanto navegavam pelo blog corporativo, ao receber uma mensagem no Twitter, ao fazer buscas no Google ou serem atraídos por conteúdos postados pela construtora no Flickr, Slideshare, Youtube, Vimeo, Orkut ou Facebook.

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Desde o início de 2008, a Tecnisa possui um profissional dedicado ao monitoramento e geração de conteúdo nas redes sociais. “Esta é uma função ainda rara em empresas. Para a Tecnisa, o trabalho nas redes sociais dá muito resultado porque ajuda a construir uma reputação de empresa inovadora, além de gerar interesse para o internauta visitar o site e entrar em contato com nossos produtos”, esclarece Romeo Busarello, diretor de Marketing da Tecnisa.

O resultado do trabalho focado nas redes sociais da Tecnisa pode ser medido pelas vendas –  a web origina 30% das vendas dos produtos ofertados nos canais digitais que a empresa mantém. Desde 2002, a Tecnisa usa a web como parte de sua estratégia comercial e de marketing. Em 2008, as vendas pela Internet cresceram 43% em relação a 2007, sendo que, em 2008, os canais geraram a venda de 506 imóveis, o que equivale a 27% do total de unidades vendidas no Estado de São Paulo.

“O segredo para empresas que querem usar as ferramentas da web a seu favor é manter um profissional dedicado, gerar conteúdo relevante e responder rapidamente a todos os questionamentos”, completa Romeo.

Estes resultados levaram a Tecnisa a ampliar o escopo de sua presença na  web, com a aplicação do conceito de inovação colaborativa em comunidades do Orkut. A partir do contato com estas comunidades, a Tecnisa divulgou uma promoção que convidava os internautas a conhecerem o projeto voltado à terceira idade e sugerirem ideias. A empresa recebeu mais de 200 sugestões e selecionou duas, premiando com R$ 1.500,00 os autores das inovações. O próximo passo é entrar em sites, como o www.battleofconcepts.com.br, para convidar universitários a colaborarem com a empresa.

Outra promoção no Twitter, realizada em maio, deu R$ 2.000,00 a um cliente que adquiriu um imóvel de R$ 500 mil. “Neste caso, o comprador já era nosso seguidor no Twitter e se interessou por uma promoção exclusiva para as redes sociais. Nosso objetivo com estas ações é atrair o cliente para nosso site”, explica Roberto Aloureiro, gerente de redes sociais da Tecnisa.

Ao entrar no site www.tecnisa.com.br, por meio de uma navegação fácil e intuitiva, o internauta pode obter informações sobre imóveis, inclusive preço e condições de financiamento. Encontra ainda várias formas de contato até a meia noite, todos os dias da semana, e pode escolher ser atendido pelos corretores on line por chat, e-mail, videoconferência ou ainda pedir que a Tecnisa ligue em 15 segundos para o telefone que indicar por meio do link “Ligamos para você”. Hoje, 40 corretores da equipe própria da Tecnisa trabalham exclusivamente para atender as demandas originadas na Internet.