A Reed Exhibitions Alcantara Machado anunciou o seu calendário de eventos para 2011. Realizadora de grandes eventos como o Salão do Automóvel, Bienal do Livro, Automec, Feicon, Salão do Turismo, Feira da Mecânica, Salão Imobiliário, entre outros, a promotora possui atualmente cerca de 45 eventos em seu portfólio sendo responsável por 65% da ocupação dos dias úteis do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Entre as novidades para 11 está o Salão Internacional de Veículos Antigos, onde o público vai poder conferir de perto raridades como automóveis, motocicletas, barcos e aviões clássicos de colecionadores. É a nostalgia e raridades que serão expostas em São Paulo no Anhembi, de 24 a 27/11.
A empresa, resultado do joint venture entre a líder mundial na promoção de eventos – a Reed Exhibitions – e a Alcantara Machado, maior do setor na América Latina, comemorou em novembro/10 três anos de existência. “As feiras constituem um dos meios mais efetivos para a criação e manutenção de relacionamento com os clientes. Em uma era cada vez mais digital, nos eventos convergem fisicamente o comprador, o vendedor e o produto. Uma ferramenta única e indiscutível para os negócios dos expositores e visitantes, afirma Juan Pablo De Vera, presidente da empresa”.
O expertise das duas empresas levou a Reed Exhibitions Alcantara Machado à liderança no mercado de feiras no Brasil. Com eventos nos setores mais ativos da economia, em 2010 a empresa realizou 28 eventos, ocupando assim o primeiro lugar em quantidade e metragem dentre as empresas associadas à Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feira). Juntas, as feiras e eventos promovidos pela Reed Exhibitions Alcantara Machado ocuparam cerca de um milhão de metros quadrados, distribuídos por pavilhões no eixo Rio-SP. Além das capitais, a promotora também realizou eventos nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e Macaé (RJ). Somados, receberam mais de dois milhões de visitantes compradores.
Para celebrar essa atuação e dar continuidade ao volume de negócios dos expositores (nacionais, multinacionais e internacionais) que divulgam suas marcas nos eventos da promotora, a Reed Exhibitions Alcantara Machado prepara para 2011 novas ferramentas para feiras já consolidadas – como serviços de viagens e hospedagens no site de cada evento, facilitando o acesso dos visitantes -, além de criar novas feiras, que priorizam a demanda por infraestrutura e logística do País.
Ao longo de 2011, as feiras e conferências organizadas pela Reed Exhibitions Alcantara Machado devem ocupar mais de 1 milhão de metros quadrados. A expectativa da promotora é realizar 28 feiras de negócios, receber 12.000 expositores e atrair um público de aproximadamente 1.200.000 visitantes-compradores.
Com esses números, a Reed Exhibitions Alcantara Machado recebe 25% de todo o público que circula pelas feiras associadas à Ubrafe. De acordo com o calendário 2011 da entidade, juntas, as 31 promotoras afiliadas devem atrair 4.800.000 visitantes. A Reed Exhibitions Alcantara Machado também é a responsável por quase 30% do total de expositores que participam das feiras de negócios no Brasil.
Entre os destaques do próximo ano está a Feicon Batimat (Feira Internacional da Indústria da Construção), o evento que abre o calendário de 2011 é uma união da maior feira de construção da América Latina (Feicon) com o maior evento do setor no mundo (Batimat – Paris). Realizada de 15 a 19/03, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a 19ª edição da Feira deve reunir 600 expositores e atrair cerca de 175 mil visitantes, a segunda maior visitação do ano.
Evento consolidado no calendário da promotora, a Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) chega em 2011 a sua 10ª edição. Realizada entre 12 e 16/04, também no Anhembi, a Feira é o principal mostruário dos avanços tecnológicos e de novos serviços do setor de autopeças na América Latina e está entre uma das mais importantes no calendário mundial de eventos do ramo.
De 02 a 06/05, acontece em Ribeirão Preto, interior de SP, a 18ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). A Feira leva ao produtor, seja ele pequeno, médio ou grande, a oportunidade de comparar, na prática, o que há de mais recente e moderno em tecnologia rural. No espaço que ocorre o maior evento do setor da América Latina, o público pode conhecer novas tendências e dinâmicas de produtos e equipamentos.
O mercado de plásticos, que produz cerca de 245 milhões de toneladas no mundo, marca espaço com a 13ª Brasilplast (Feira Internacional da Indústria do Plástico), entre 09 e 13/05 em São Paulo. Com mais de mil expositores, nacionais e estrangeiros, a feira permite ao visitante acompanhar o ciclo completo da indústria do plástico, percorrendo os estandes desde a matéria-prima, até máquinas de grande porte que permitem a produção compactada, passando por diversos processos de produção e chegando ao produto final, embalagens customizadas e ergonômicas.
Também chegando à 13ª edição, a Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura) acontece entre 23 e 28/05, simultaneamente à 11ª Qualidade (Feira Internacional do Controle da Qualidade). Em um mercado que, segundo dados da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), faturou no último semestre mais de 40 milhões. Os dois eventos são considerados os maiores centros geradores de negócios em seus setores na América Latina.
Principal evento do setor de petróleo e gás offshore do Brasil, a 6ª Brasil Offshore (Feira e Conferência da Industria Offshore de Petróleo e Gás), ocorre de 14 a 17 de junho, no Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho, na cidade de Macaé / RJ. Por todo o município, obras de infraestrutura estão sendo feitas para dar mais comodidade ao evento.
A Ambiental Expo (Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para o Meio Ambiente), versão latino americana da Pollutec, e que acontece de 20 a 23/09, divide espaço e data no Pavilhão do Anhembi com um novo produto: a Feira Internacional de Produtos e Soluções para a Indústria de Processos, a Fluid & Process. Entre os setores contemplados estão Mineração, Papel e Celulose, Petroquímico, Sucroalcooleiro e Tratamento da Água. O evento foi desenvolvido para atender a demanda por inovações tecnológicas da produção e aperfeiçoamento do processo produtivo.
No início de setembro, nos dias 1º e 02, a Fecomércio, em São Paulo, sediará a 3ª Conferência internacional de Flexografia, que reunirá as melhores empresas do segmento flexográfico para apresentação das tecnologias e tendências da flexografia mundial. O evento é voltado aos profissionais do setor como os fornecedores de produtos e serviços de toda a cadeia produtiva da flexografia; além de presidentes, diretores, gerentes e encarregados das áreas técnicas, estratégicas, administrativas, comercial e de marketing do segmento de convertedores.
O primeiro lugar em público em 2011 deve ficar com o 11ª Salão Duas Rodas (Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios). Realizado no período de 04 a 09/10, a organizadora espera 250 mil pessoas. A exemplo do sucesso do Salão do Automóvel, o Salão Duas Rodas é passagem obrigatória para os apaixonados por duas rodas. O evento é o único do setor que concilia toda a cadeia produtiva (motocicletas, bicicletas, peças, equipamentos, acessórios, entre outros), sendo assim referência comercial e técnica na geração de negócios.
O RioCentro abre espaço para cerca de 700 empresas nacionais e internacionais que vão ocupar os mais de 30.000 metros quadrados da Abav (Feira das Américas). O evento acontece de 19 à 21 de outubro de 2011. Um encontro marcado para profissionais de turismo que almejam participar de um evento que atenda de forma positiva toda a cadeia produtiva do setor.
Há 18 edições a FENATRAN (Salão Internacional do Transporte) reúne fabricantes de veículos pesados para mostrar a força e o potencial do mercado. A Feira, que acontece entre 24 e 29/10, é o maior evento brasileiro no segmento e um dos cinco maiores do mundo na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas em vários modais e operadores logísticos.
Em meio ao maior ciclo de obras na história do país nos últimos 30 anos, a Rio Infraestrutura (Feira de Produtos e Serviços para Obras de Infraestrutura), chega à sua segunda edição. O RioCentro abriga o evento nos dias 16, 17 e 18/11 para expor as principais empresas fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios e insumos.
Novos Eventos
Paralela à Feicon Batmat, mas de 15 a 17/03, o Pavilhão de Exposições do Anhembi recebe também a SP Iinfra (Feira de Produtos e Serviços para obras de Infraestrutura). Em sua primeira edição, a feira vai reunir as principais empresas dos setores de Construção e Engenharia, Transporte e Logística, Veículos e Máquinas nos mais de 5.000 m² área. A expectativa é que 15.000 visitantes confiram as inovações e tendências para o setor de infra estrutura, peça chave para o desenvolvimento da maior cidade do país nos próximos anos.
O segmento de Logística é representado pela Eco Transporte e Logística, de 18 a 19/05, na Fecomércio em São Paulo. O evento chega ao mercado, em forma de conferência e exposição, para reforçar a importância do desenvolvimento de um sistema de transporte e logística sustentável.
Também no segmento de transportes, mais de 2.500 visitantes devem comparecer ao segundo maior evento do setor de distribuição de veículos no mundo, o XXI Congresso e Expo Fenabrave, que a partir deste ano passa a ser realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. O evento acontece nos dias 06, 07 e 08/10, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Nostalgia e raridades se encontram em São Paulo no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 24 à 27 de Novembro. É o Salão Internacional de Veículos Antigos onde o público vai poder conferir de perto raridades como automóveis, motocicletas, barcos e aviões clássicos de colecionadores. Tudo isso embalado por apresentações artísticas com músicas da época e figurinos impecáveis para representar cada década e retratar as mudanças de comportamento e estilo no decorrer dos anos. Além da mostra, um leilão de carros antigos também ocorre no evento.
Portifólio Completo
Além de todas as feiras citadas anteriormente, a promotora também realiza em 2011: Fiee Elétrica (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação), Electronic Americas (Feira Internacional da Indústria de Componentes, Subconjuntos, Equipamentos para a Produção de Componentes, Tecnologia Laser e Optoeletrônica), Feimaco (Feira Internacional de Máquinas e Componentes para a Indústria de Confecções), Greenbulding Brasil (International Conference and Expo), ISC Brasil (Feira e Conferência Internacional de Segurança Eletrônica), Intersecurity (Feira Internacional de Segurança Urbana), Photoimage Brazil (Feira Internacional da Imagem), BCEE (Brazil Consumer Electronic Expo), Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar), Sisp (Salão Imobiliário de São Paulo), Expo Síndico (Expo Síndico Secovi Condomínio), Casa & Decoração Show (Casa e Decoração Show), NT&TT Show (Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos).
Site Institucional
O calendário completo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que possui mais 40 eventos em seu portfólio, pode ser visualizado no novo portal da empresa. Instalado no domínio www.reedalcantara.com.br , o site passou por reformulação total e está alinhado com a nova identidade visual corporativa e com os padrões internacionais do grupo Reed Exhibitions.
Já na home o usuário visualiza o calendário em sistema de carrossel, com ordem cronológica. Na página de cada evento, o visitante tem acesso fácil as informações de perfil, público visitante e dados referentes à última edição. Há também os links para redes sociais, interatividade existente em maior parte dos eventos da promotora. Outro fator de peso para a empresa, as ações de Responsabilidade Social, também são destaque na nova página institucional.
O Números das Feiras
Para 2011, a Reed Exhibitions Alcantara Machado prevê crescimento de visitantes, expositores e metros quadrados ocupados. A promotora almeja um público cerca de 10% maior ao longo do ano. A quantidade de expositores deve crescer 13% numa ocupação que deve chegar a 1.182.224 de metros quadrados, quase 20% a mais que em 2009, ano em que acontecem as feiras do biênio ímpar.
“Nossa preocupação constante é com a qualidade dos nossos eventos, para que expositor e visitante possam realizar bons negócios, garantindo retorno financeiro para ambas as partes. Além da questão financeira, estamos sempre preocupados com o bem-estar do público de nossas Feiras, por isso, como a maioria dos eventos são realizados no Anhembi, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, tem estreitado as relações com a SPTURIS, que nos últimos dois anos melhorou a infraestrutura do pavilhão com reforma nos banheiros, no teto e pavimentação da área interna”, explica Juan Pablo De Vera, Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado
Feiras de Negócios: Foco no Cliente, Retorno Garantido
Em pesquisa realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado junto aos seus expositores, 65% deles afirmaram que a prospecção de novos clientes é o principal objetivo que buscam ao participar de uma feira de negócios. Segundo o presidente da promotora, “além da prospecção de novos clientes, as feiras de negócios apresentam-se como o melhor ambiente para acertar parcerias, fazer acordos, estabelecer joint ventures, adquirir novas tecnologias, promover produtos, vender e comprar, além de observar os concorrentes”.
De Vera afirma ainda que “as feiras são consideradas o mais eficaz e o mais rico instrumento de marketing para as empresas, já que provocam vendas com volume seis vezes maior do que qualquer outra mídia e são lembradas por muito mais tempo do que anúncios impressos”. Segundo o CEIR (Center for Exhibition Industry Research), elas são mais eficientes que publicidade, relações públicas e telemarketing, só perdendo para a venda direta. De acordo com o Outsell Inc. Annual Adversiting and Marketing Study, “a intenção de compra é em média 34% maior entre visitantes que interagem com a marca durante uma feira de negócio em comparação àqueles que a desconhecem.”
“Participar de uma feira de negócios no Brasil, portanto, traz muito retorno, principalmente em termos institucionais como para a fixação da marca do expositor”, finaliza De Vera.