Publicado originalmente em 12/06/14.
Por Ronaldo Bias Ferreira Jr.
O relacionamento entre cliente e agência vai muito além do simples fato de criar e obter resultados positivos. A valorização da criatividade da agência, uma administração inteligente do budget do cliente e flexibilidade de ambas as partes são elementos essenciais nessa relação.
É preciso, antes de qualquer coisa, uma compreensão dos objetivos institucionais e de negócio do cliente para que a agência possa, a partir disso, pensar nas maneiras mais efetivas de se conseguir o que a empresa almeja com determinada ação ou evento. Assim como na vida pessoal, agências e clientes devem buscar relacionamentos positivos e duradouros.
É na convivência do dia a dia, no andar juntos, lado a lado, que se entende de verdade o outro. É assim que os melhores acordos são celebrados. Quando ambos se conhecem bem, é possível dividir sonhos, esforços e conquistas.
Como esse negócio é 100% plataforma de relacionamento, é importante que o cliente goste de sua agência. De seus profissionais, da energia e do portfólio desta agência. Um bom processo de concorrência pode resolver este desafio. E vale ressaltar que trocar regularmente – seja por obrigação ou procedimento – fornecedores que estão entregando trabalhos e resultados satisfatórios não traz ganhos em potencial para a empresa. Logicamente, somente uma parceria que não agrega valor e não traz resultado deveria ser reavaliada. Desta forma, o bom parceiro é valorizado e as boas ideias permanecem.
Neste mercado é possível identificar medo de compromisso. E, na verdade, a palavra que deveria definir essa relação é envolvimento. Só com envolvimento é possível a agência vivenciar as necessidades do cliente e se tornar parte do time do cliente.
Diferentemente da contratação job a job, que promove apenas soluções momentâneas, a relação duradoura permite um melhor entendimento do ambiente do cliente, de seus valores, missão e visão de negócio.
Para crescer, as agências precisam conquistar, conhecer e manter seus clientes, ganhando, assim, notoriedade no mercado e, consequentemente, aumentando a rentabilidade dos negócios. Agência e cliente crescem juntos.
Mudanças frequentes de fornecedores que estão realizando bons trabalhos não são benéficas para nenhum dos lados. Perde-se conhecimento, eficiência e ganho de escala. Parcerias duradouras auxiliam na construção de um posicionamento mercadológico sólido e garantem a consolidação de uma marca mais forte e com uma finalidade clara para o trade e o consumidor final.
É preciso valorizar a concepção, a qualidade com que o trabalho é desenvolvido, seu planejamento, produção e execução. A credibilidade junto ao mercado vem acompanhada de ações que os parceiros reconhecem como um diferencial.
Cada vez mais as agências precisam buscar abordagens mais alternativas e sustentáveis. E esse trabalho só pode ser bem desenvolvido se houver uma intimidade nessa relação. Desta forma, será construído um mercado muito mais forte para todos, inclusive – e principalmente – para o cliente.
Assim como em um casamento moderno, leve, feliz, a relação entre cliente e agência é de confiança. Sem ela, não há estabilidade. E esse tipo de relacionamento só dá certo quando ambos estão trabalhando em sintonia e dispostos a evoluir e se reinventar ao longo do tempo.