2020 acabou no calendário, mas o roteiro continua o mesmo: Pandemia voltando a índices altos invertendo a tendência de queda; estagnação econômica, mesmo em setores que vinham performando bem; retrocesso social, educacional e ambiental.
Vivemos um momento de falta de liderança governamental e nos poucos setores onde isso ocorre, o retrocesso dos demais põe a perder qualquer evolução de médio prazo.
Aqui, o meu respeito aos que perderam a vida, familiares e empregos com a pandemia. No micro universo da nossa empresa, o Comida di Buteco, embora entre a equipe direta tivemos 42% atingidos pelo Covid-19, ninguém teve sintomas graves e todos se restabeleceram bem.
Que-bom que as vacinas estão entrando em ação, mas a falta de planejamento e perspectiva prática de atendimento à população não permite, no nosso caso, definir ações de expansão, inovações e a continuidade do nosso ‘Plano 5 Anos’.
Como fazer para seguir em frente e não deixar cair? É um paradoxo ter que seguir em frente e ver tudo indo para trás. Motivação é uma palavra que vem do latim ‘motio’ (movimento).
Para a psicologia e a filosofia, a motivação é o que incentiva uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos.
O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse. Tudo do ponto de vista individual, podendo vir de dentro ou estimulado externamente.
Como buscar motivação para si e para as equipes neste momento? Tenho tentado algumas coisas, umas funcionam, outras não, depende do dia…
Falar com as pessoas da equipe sobre qualquer assunto; não assistir noticiário; traçar novas metas para o futuro, tanto pessoais como profissionais; almoçar bem; fazer exercício físico; celebrar as pequenas conquistas; xingar quando der vontade; ler muito, principalmente sobre assuntos não profissionais; pesquisar sobre empresas que tem tido sucesso.
Temos conseguido manter a equipe ocupada, avançamos com a automação dos processos internos e estamos trabalhando em novas entregas, inovação e planejamento 2022.
Um dia após o outro… Mas vamos em frente… Sempre!!!
Dicas de leitura:
· Minha Razão de Viver – autobiografia de Samuel Wainer
· Samuel Wainer – Karla Monteiro
A autobiografia foi lançada parcialmente em 1987, relançada em 2005 e este ano a jornalista Karla Monteiro publicou sua biografia.
Samuel é um personagem que ajuda a entender o Brasil, o papel da imprensa, a extensão do poder e como a história é cíclica. É um Ser humano à frente do seu tempo. Vale ler primeiro a auto e depois a bio.