Experiência de Marca

Retrospectiva Promoview: as 10 melhores experiência de marca de 2023

A votação, ocorrida nos stories do Instagram @promoview entre os seguidores da conta na última semana, definiu os destaques do ano. Confira!


2023 está quase no fim mas nós não poderíamos deixar de criar essa retrospectiva das Melhores Ações de Marca do Ano, segundo votação no Instagram do Promoview e matérias mais acessadas no nosso site oficial.

Para você relembrar e se inspirar, separamos a lista abaixo, em formato de “contagem regressiva”, contando um resumo de cada ativação. Confira: 

10 – Localiza participa do desfile de moda no SPFW

Para lançar a sua nova coleção de uniformes a marca de aluguel de carros, Localiza, inovou ao criar um desfile exclusivo para um dos eventos de moda mais importantes do Brasil, a São Paulo Fashion Week. 

Com direção criativa de João Vitor Lage, que já realizou trabalhos para marcas como Adidas, Chivas e LED, em parceria com a equipe da Maloca73, inhouse da Localiza,  o desfile nos leva em uma viagem no tempo em direção ao futuro da marca. 

A estilista Bruna Cacique, foi o talento revelado pelo concurso Moda & Movimento, feito para escolher um novo talento da moda para criar o novo uniforme da marca. 

Para saber mais detalhes do desfile, clique aqui.

9 – Heineken 0.0 e Riot Games criam experiência imersiva inspirada no mundo dos games

A cervejaria e a desenvolvedora de jogos criaram um espaço aberto ao público adulto, criado com inspiração no jogo VALORANT, da Riot Games

A ação, assinada pela Red Door Agency, fez parte do lançamento da campanha 360° “Nem toda rodada é lá fora”, desenvolvida com o objetivo principal de contribuir para a quebra do estereótipo que envolve os jogos on-line como uma atividade social. 

A estrutura do bar, similar aos contêineres do mapa Icebox, um dos mais famosos do VALORANT, foi erguido em um espaço de três andares na Rua Aspicuelta, ponto movimentado da Vila Madalena, em SP.

Vem conhecer mais do espaço aqui na matéria completa.

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8 – Heineken Village retornou ao GP São Paulo em 2023

A marca de cervejas é uma das que mais apostam em brand experience e isso se reflete também no reconhecimento do público que elegeu também a Heineken Village como uma das melhores ações do ano. 

Em 2023, a Heineken voltou a ser a patrocinadora global do Formula 1 Rolex Grande Prêmio de São Paulo e para seu retorno triunfal, criou um ambiente personalizado com 30 mil metros quadrados de área, oferecendo uma vista privilegiada do Autódromo de Interlagos, com tirolesa, DJs e experiências exclusivas. 

A mega ativação foi criada em parceria com a organização do Grand Prix São Paulo de F1 e a Red Door Agency

Vale conferir mais detalhes do que rolou no espaço clicando aqui.

7 – O ‘encontro às cegas’ promovido pela Nissan

A marca de carros Nissan usou e abusou da criatividade na ativação que envolveu vários os sentidos do público, nomeada de “Blind Store”

Para lançar o seu novo modelo, Nissan Sentra, a empresa convidou clientes e curiosos para um encontro às cegas, onde quem participava podia ir até o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e explorar por meio do toque de mãos o interior e carroceria do veículo. A ação foi produzida pela Avantgarde.

Vem ver o que o Humberto Gomez, diretor de marketing da Nissan falou sobre a ação.

6 – Hellmann’s no Primavera Sound SP

Para levar o seu sabor único para os participantes do festival Primavera Sound, na edição de São Paulo, a Hellmann’s ofereceu ao público diversos molhos e maioneses de forma gratuita, para que as pessoas pudessem adicioná-los ao que estavam comendo. 

Era possível resgatar os molhos nas ilhas de experimentação espalhadas pelo festival. Quem assinou a ativação foi a agência Sherpa 42. Confira mais sobre a ativação clicando aqui.

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5 – Modale Cenografia na Expert XP 2023

A Expert XP 2023, é uma das maiores feiras de investimentos do mundo. Com mais de 250 palestrantes renomados e 54 mil m² de espaço, o evento foi um marco para o mercado.

Por trás dessa grandiosidade, a Modale Cenografia foi a responsável por criar dez ambientes personalizados, com mais de 4.500m² entregues em apenas seis dias.

Entre os ambientes entregas estavam: Pop Up Bolsa, Pop Up Eu Quero Investir, Pop Up Inovação, Espaço XP, Instituto XP, XP Store, Estande Banco BV, Exposição do Comitê Olímpico Brasileiro, área lounge e Banco de Atacado XP, que conta com uma exposição incrível do renomado artista plástico Vik Muniz.

Veja como esse projeto foi pensado e executado pela equipe da Modale Cenografia.

4 – Corona no Primavera Sound SP

Outra marca que teve destaque no festival de música que aconteceu na capital paulista. 

Com o Espaço Corona. desenvolvido em parceria com a Agência Sherpa42 e assinado pelo Atelier Marko Brajovic, a cervejaria trouxe ao público um espaço sustentável e zero plástico, reforçando o seu compromisso com planeta. 

E para conquistar esse título, a empresa seguiu os 5 Rs de sustentabilidade – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar -, todos os materiais utilizados no espaço de Corona no Primavera Sound tiveram a destinação correta após o evento, com reaproveitamento integral em novos lugares com novas finalidades.

Para saber mais sobre a ativação, clique aqui

3 – Trident no The Town

Outro festival que deu o que falar em 2023 foi a estreia do The Town, dos mesmos criadores do Rock In Rio. 

Aproveitando o burburinho dessa primeira edição, várias marcas apostaram em ações por lá. Foi o caso também da Trident, que em parceria com a Agência Sherpa 42 e Agência Leo Burnett Tailor Made, criou um estande todo em neon que traz à vida ativações interativas para cada sabor da edição especial “The Town” que a marca trouxe para as embalagens de 14 unidades. 

Cada sabor homenageia um ponto turístico da cidade de São Paulo, tais como: Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Ponte Estaiada.

Medalha de bronze para a ação mais paulistana impossível! Vem ver o que contemplou a ativação.

2 – Bubbaloo inaugura hotel com experiências sensoriais em São Paulo

Já a medalha de prata ficou com o Hotel Bubbaloo,  uma experiência imersiva da marca de chicletes que transporta os visitantes para um mundo lúdico e cheio de criatividade.

Além de experienciar os sabores lançados pela marca, os fãs também conseguem desfrutar de quartos temáticos e interativos, como o “e se tutti-frutti fosse uma fruta?” e um quarto construído de cabeça para baixo.

O local também inclui uma recepção colorida, um Pool Bar com piscina de bolas e deliciosos drinks não alcoólicos feitos pela We Coffee.

Veja fotos internas do hotel clicando aqui.

1 – Guru e Spaten na Oktoberfest Blumenau 2023

Levando para casa a medalha de ouro, a cervejaria Spaten, teve o maior número de votos com suas ações na maior festa de cultura germânica do Brasil.

Assinando as principais ativações, está a Agência Guru, que entregou todo o projeto cenográfico dos quatro pavilhões da Vila Germânica, a criação e execução do conceito e identidade do Camarote Spaten, ativações para Pepsi e desenvolvimento dos bares da Spaten, Cerveja Patagonia, Johnnie Walker BlondeTanqueray.

Para conhecer todos os ambientes, clique aqui.

Outras ações de marca que também entraram na votação

O ranking era um Top 10 de ações de marcas de 2023, mas estes nomes não poderiam ficar de fora:

Fotos: Divulgação