Depois de muita espera, chegou a hora de assistir a Friends: The Reunion – pelo menos para os americanos. O especial que promove a reunião de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt Le Blanc, Matthew Perry e David Schwimmer, ou Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross, vai ao ar hoje na HBO Max dos Estados Unidos.
Aqui, o programa passa no lançamento do serviço de streaming, dia 29 de junho. Mas os críticos já tiveram acesso e começaram a dar suas opiniões, em geral não muito favoráveis.
O melhor do entretenimento está aqui.
Leia também: HBO Max confirma reunião especial do elenco de ‘Friends’.
As mais suaves são como a da revista The Hollywood Reporter, que diz que o diretor Ben Winston fez da reunião uma série de jogos, performances e partes roteirizadas, “104 minutos implacavelmente cheios de atrações que oferecem uma gama impressionante de momentos engraçados e emocionantes que devem em geral, mas não totalmente, satisfazer muitos ou mesmo os fãs mais dedicados.”
Outros-não foram tão generosos, escrevendo que, nos momentos em que se concentra nos seis atores, o especial é bom, principalmente no cenário original do estúdio 24 que abrigava as gravações da série em Burbank, Califórnia.
“Quando são os seis, a reunião é como assistir à série: passar tempo com seus amigos! Ouvi-los colocar a vida em dia! Rir das memórias compartilhadas!”, diz o site Indiewire.
O problema surge nas inserções de outros elementos, seja James Corden entrevistando o elenco, ou as participações especiais de famosos como David Beckham ou um desfile de moda (!). “Toda vez que a ação sai do estúdio 24, as coisas começam a degringolar. Os testemunhos de celebridades somam pouco, a não ser à duração do especial. (Caso você estivesse se perguntando, David Beckham é uma Monica).
A entrevista de Corden é banal, embora ele consiga desenterrar uma revelação (obviamente aprovada com antecedência) sobre duas das estrelas. Convidados-surpresa têm aparições desajeitadas, no estilo oi-tchau, que se tornam ainda mais incômodas por causa do tom de animador de torcida de Corden.”, diz a Entertainment Weekly. Além de Beckham, aparecem figuras como Kit Harington e os integrantes do BTS, que revelam ter aprendido inglês com a ajuda de Friends.
Para a Variety, Friends: The Reunion não tenta ser revelador, pelo menos não sobre nada que seja espinhoso ou desagradável: “Está aqui para entreter e lembrar os fãs por que eles amam a série (e que agora está disponível apenas na HBO Max).”
Para o jornal The New York Times, “A reunião longa e emotiva vai melhor quando sai da frente do seu elenco”. Já o site The Daily Beast foi mais enfático: “Aquele em que a reunião de Friends é um desastre.”
Marcas
Apesar das críticas dos especialistas, as marcas não iriam perder uma oportunidade como esta para realizar ativações. O programa atraiu um grande número delas.
A ideia da WarnerMedia era ter promovido o reencontro antes, mas, por conta da pandemia, o projeto teve de ser adiado e irá ao ar justamente um ano depois da companhia ter lançado o HBO Max, sua plataforma de streaming e 27 anos depois da exibição do primeiro episódio do seriado.
Marcas como Ulta Beauty, Red Lobster e Lego entraram no frenesi do reencontro de Friends e vem promovendo parcerias, descontos e eventos, enquanto outros anunciantes aproveitam as mídias sociais para entrar na onda dos fãs ansiosos pelo episódio especial. Veja alguns exemplos:
Ulta Beauty: A marca de cosméticos aproveitou o reencontro dos personagens para lançar uma linha especial, batizada de Friends, além de oferecer produtos com 30% de desconto.
Red Lobster: A rede de restaurantes Red Lobster está celebrando esse episódio e reunião dos personagens com uma lista de novos pratos inspirados em cada um dos “Friends”, que serão comercializados para os clientes inscritos em seu programa de fidelidade.
Lego: A Lego vem se preparando para esse reencontro há algum tempo. Na semana passada, a marca apresentou novos brinquedos inspirados nos apartamentos de Friends. A proposta é fazer com que os fãs possam brincar e montar os lares de Monica e Rachel e de Joey e Chandler. Com quase 1200 peças, os cenários vêm com espreguiçadeiras, o bagunçado armário de Monica e outras peças que remetem ao cenário da série. Os kits estarão disponíveis nas lojas dos Estados Unidos a partir de 1º de junho.
Matthew Perry: O ator Matthew Perry está aproveitando a reunião promovida pela HBO Max para promover sua linha de roupas e acessórios, que apresentam um pouco do estilo sarcástico de Chandler, seu personagem na série. Na Represent.com, loja on-line de Perry, moletons estão sendo vendidos pelo valor de US$ 44,99, enquanto camisetas podem ser compradas por US$ 26,99. As peças trazem frases como “Could I be more me?” e “Could I have had a longer day”.
TBS: Outro canal da WarnerMedia, o TBS também está ajudando a promover o especial da HBO Max. O canal promoverá a live #BestOfFriendsAwards no Facebook, Twitter e YouTube, com apresentação de Sarah Levy, da série Schitt’s Creek. Pelo site, o público poderá votar em seus momentos favoritos do episódio.